Publicado em: 9 jul 2014
Acordo entre motoristas de ônibus e empresas pode acabar greve em João Pessoa
A greve de operadores de ônibus que começou na segunda-feira (7) em João Pessoa pode terminar nesta quarta-feira (9) após acordo entre profissionais e empresários. Cerca de 300 mil passageiros foram prejudicados com a paralisação de 72 horas, principalmente no primeiro dia, quando nenhum ônibus circulou na Capital.
Segundo audiência realizada na tarde desta quarta-feira (9), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, em João Pessoa, os operadores de ônibus deverão ter 9% de aumento sobre o piso salarial da categoria, retroativo ao dia 1º de julho, com reflexo nos vales alimentação.
Na audiência, ficou definido ainda que haverá equiparação dos salários dos fiscais e despachantes aos dos motoristas; manutenção das demais condições estipuladas na convenção 2013/2014 e o retorno imediato da categoria ao trabalho, com abono das ausências nos dias 8 e 9, ficando o dia 7 para posterior compensação, sem nenhum desconto salarial.
A proposta será apresentada aos operadores durante uma assembleia no Sindicato dos Motoristas em João Pessoa, no começo da noite desta quarta-feira (9), onde eles devem decidir se ela será aceita pelos profissionais ou não. Caso haja desacordo, o TRT informou que o processo será distribuído para um desembargador, que vai relatar o processo e em seguida levar para julgamento pelo Tribunal Pleno, composto por dez desembargadores.
A audiência foi presidida pelo pelo desembargador Ubiratan Delgado e teve a presença do presidente do Sindicato dos Motoristas da Paraíba, Antônio de Pádua, e representantes da Associação de Empresas de Transportes Coletivos (AETC).
A greve que começou na segunda, deixou usuários sem transportes no primeiro dia, mas na terça (8), a justiça determinou que 60% da frota fosse garantida. A categoria liberou 30% e a 0h desta quarta (9), a exigência judicial já estava sendo cumprida, com um plano de emergência que colocou em operação as 88 linhas de ônibus, mesmo com a greve.
Fonte: Portal Correio / Bayeux Jovem
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter