Representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) e da Secretaria de Estado da Administração Penal (Seap) se reuniram para alinhar ações de saúde em unidades prisionais da Paraíba. O secretário da pasta, Sérgio Fonseca, recebeu as defensoras públicas Remédios Mendes, coordenadora do Núcleo de Tutela Especializada em Saúde, Waldelita Cunha, gerente de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas (Geepapa), e Iara Bonazzoli, também da Geepapa, na última terça-feira (10).
“O objetivo da reunião solicitada por nós foi para alinhar algumas metas relativas à saúde dos presos nas unidades prisionais do estado. A Defensoria é uma parceira do Estado no fortalecimento dessas ações e entre os pontos abordados, já acordamos a realização de um mutirão de cirurgia para a reversão de colostomia nos presos. Durante as nossas visitas aos presídios, constatamos que há muitos colostomizados nas unidades prisionais necessitando da cirurgia de reversão. Então vamos trabalhar conjuntamente para realizar esse mutirão”, adiantou Remédios Mendes.
A reunião também contou com a presença da enfermeira Amalia Medeiros Formiga, da Coordenação de Saúde Prisional da Gerência Executiva de Ressocialização e assessores da Seap.
Na próxima semana, as equipes da Execução Penal e da Saúde da DPE seguem para o Sertão para dar continuidade às inspeções e ao levantamento das demandas na área da saúde.