A psicóloga Alice Santos, alertou, na tarde desta terça-feira (27) que ” a criança está sendo educada pela internet”. ” Na geração atual, infelizmente presenciamos certa ausência por parte dos pais e responsáveis quanto à comunicação com os filhos, bem como no acompanhamento do desenvolvimento destes”, disse a psicóloga durante entrevista a um programa de rádio da Capital.
Alice Santos afirmou que com a ascensão da internet e das redes sociais, o uso dos smartphones se propagou de forma exacerbada. ” O uso excessivo da internet associado à omissão por parte dos pais no acompanhem dos seus filhos acaba fazendo com que as crianças e jovens sejam verdadeiramente criados pela internet, Fragilizando, assim, o senso de valores como ética, respeito e confiança” , disse .
De acordo com a psicóloga, com essa fragilização, as crianças acabam sendo expostas a conteúdos inapropriados e, por vezes, perigosos. Para Alice Santos, sem uma participação efetiva dos pais no acompanhamento do uso dessas ferramentas, os valores a serem assumidos pelas crianças e jovens passam a ser os valores difundidos nas redes sociais e na internet como um todo, o que, segundo ela, nem sempre é psicologicamente saudável.
” Os pais tem como principal função e, sobretudo, principais inovações desafio, estabelecer uma relação saudável de confiança e comunicação com seu filho. É importante estabelecer regras e limites no uso dos smartphones e, principalmente, na internet e das redes sociais”, orientou a psicóloga.