Publicado em: 4 dez 2013

Caravana da Saúde inspeciona Hospitais de Itapororoca e Itabaiana

01 1471957_570799302996524_1873613153_nA Caravana da Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou mais uma visita aos hospitais do Estado nesta terça-feira (3). Os deputados participaram de uma vistoria ao Hospital Geral Prefeito José Félix de Brito, localizado no município de Itapororoca, região do Vale do Mamanguape e também ao Hospital Sebastião Rodrigues de Melo, localizado no município de Itabaiana. para analisar as condições de atendimento aos pacientes.

Estavam presentes durante a visita os deputados Trócolli Júnior (PMDB), Gervásio Maia (PMDB), Raniery Paulino (PMDB), Toinho do Sopão (PEN) e Olenka Maranhão (PMDB). Os representantes da Caravana têm elaborado relatórios individuais de cada hospital visitado que serão encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério Público Estadual (MPPB).

De acordo com o diretor geral do Hospital de Itapororoca, o médico Severino Rodrigues, o hospital além de não possuir um laboratório, também não possui Unidade Intensiva de Terapia (UTI), o que impede que pacientes em estado grave sejam atendidos. “Por falta de UTI nós temos que transferir os casos graves pois não temos condições de atender aqui”, ressaltou o diretor acrescentando que também há problemas nos equipamentos de raio X, que apesar de ser novo está parado e sem possibilidade de uso. “O raio X não está funcionando porque falta uma maquina para revelar e a máquina mesmo sendo nova está paralisada”, disse.

O Hospital José Félix de Brito atendeu uma média de 37 mil pessoas de janeiro a outubro de 2013 e recebe pessoas das cinco cidades circunvizinhas. O investimento realizado pelo Governo do Estado para o local é de R$ 50 mil mensal.

O deputado Toinho do Sopão elogiou a administração do Hospital de Itapororoca e disse que o diretor Severino Rodrigues faz milagres, recebendo apenas 50 mil reais mensais para manter uma boa estrutura, limpeza e atendimento impecável. “Como o próprio disse, esse hospital não tem partido, tem pressa em atender quem precisa, só isso. Deve ser por esse pensamento, que o diretor mostra que sabe administrar muito bem”, declarou o parlamentar.

caravana-da-saúde (1)Em Itabaiana, a falta de manutenção da estrutura física do hospital e a paralisação das cirurgias eletivas, foi criticada pela comissão,  já que a estrutura foi construída com a finalidade de atender como centro cirúrgico.

Outro problema constatado após a fiscalização foi a falta de contratação e o pagamento de salário dos funcionários.

De acordo com o diretor administrativo do Hospital de Itabaiana, João Batista, há mais de um ano não acontece nenhuma contratação de médicos e enfermeiros no local. Apenas algumas substituições. “Além do mais aqui nós não temos UTI, o que faz com que seja necessária a transferência do paciente”, explicou.

 

Portal do Litoral PB com fotos de Joelma Alves




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...