Publicado em: 18 nov 2015

Zika pode estar relacionado a epidemia de microcefalia no NE; PB tem 21 casos

Em boletim divulgado nesta terça-feira (17), o Ministério Saúde constatou o aumento agudo nos casos de microcefalia na RegiãoNordeste. Já são 399 casos confirmados durante o período de monitoramento o que motiva investigação da pasta.

De acordo o o Ministério da Saúde, diagnósticos do Laboratório Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz constatou a presença do genoma do vírus Zika em amostras de duas gestantes da Paraíba, cujos fetos foram confirmados com microcefalia através de exames de ultrassonografia.

No entanto, ainda não se pode relacionar diretamente a infecção pelo Zika com a microcefalia. O Ministério revela que o esclarecimento se dará por estudos coordenados junto a outras instituições envolvidas na investigação das causas de microcefalia no país.

Até o momento, o maior número de casos foi registrado em Pernambuco (268), primeiro estado a identificar aumento de microcefalia em sua região e que conta com o acompanhamento de equipe do Ministério da Saúde desde o dia 22 de outubro. Em seguida, estão os estados de Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), Ceará (9) e Bahia (8).

Com Paraíba.com 



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...