Emoji é eleito pela 1ª vez a ‘palavra do ano’ pelo Dicionário Oxford
Um emoji foi eleito pelo Dicionário Oxford como a “palavra do ano” de 2015. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelas redes sociais da editora de dicionários da instituição britânica. Segundo a universidade, é a primeira vez que a palavra do ano não é uma palavra, e sim uma imagem pictográfica que simboliza uma palavra ou frase. No caso, a imagem vencedora representa um “rosto com lágrimas de alegria”.
Todos os anos, a editora elege a palavra que, naqueles meses, atraiu um grandeinteresse. As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no “potencial duradouro” e na “significância cultural”.
De acordo com o dicionário, umaempresa de negócios em tecnologia móvel foi contratada para registrar a frequência global de uso dos emojis em 2015, e o “rosto com lágrimas de alegria”, segundo o levantamento, representou 20% de todos os emojis usados no Reino Unido, e 17% nos Estados Unidos. A empresa também detectou um aumento na frequência deste emoticon em relação ao ano anterior.
“Embora tenha sido encontrado em inglês desde 1997, o uso mais que triplicou em 2015 sobre o ano passado”, segundo a editora.
Por isso, segundo a Oxford, o emoji foi eleito a “‘palavra’ que melhor refletiu o ethos, o clima e as preocupações de 2015”.
A imagem era finalista ao lado de oito palavras e termos, incluindo “refugiado”, “dark web”, “economia compartilhada” e “they” (no contexto neutro, para representar pessoas trans).
Nos últimos anos, termos ligados à cultura digital têm dominado a “premiação” simbólica da instituição, que afirma ser a primeira instituição ligada à educação de línguas a criar essa tradição anual. Em 2014, a palavra vencedora foi “vape”, termo ligado aos cigarros de vapor que passaram a ser muito utilizados por fumantes no mundo anglófono.
Em 2013, porém, quem venceu foi a palavra “selfie”. Em 2012, a palavra vencedora foi “GIF”.
Com G1
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter