Publicado em: 20 jul 2015

Paraibanos vão à final e garantem medalhas no Pan-Americano

Álvaro Filho e Vitor Felipe

Record/Correio no PAN 2015 – O Brasil buscará conquistar a terceira medalha de ouro consecutiva no torneio masculino dos Jogos Pan-Americanos. Maior vencedor da modalidade, o país manteve o bom retrospecto e segue presente em todas as finais. Neste domingo (19), os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe superaram os cubanos Nivaldo Diaz e Sergio Gonzalez por 2 sets a 0 em 41 minutos ,na semifinal, e garantiram medalha ao país.

Na decisão, que acontece nesta terça-feira (21), eles encaram o time vencedor do duelo entre os primos chilenos Marco e Esteban Grimat, e dos mexicanos Rodolfo Ontiveros e Juan Virgen. A partida acontece às 22h (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV e Record News. Ainda na fase de grupos, a dupla brasileira já havia superado os mexicanos, que disputaram a repescagem.

“Estamos felizes por chegar à final, era o objetivo, trazer uma medalha ao Brasil. Temos muito orgulho por termos essa oportunidade e tentamos deixar isso explicito em quadra, com muita vontade. Os cubanos possuem qualidade e por rodarem pouco o Circuito Mundial, podem surpreender, mas tivemos paciência. Nos preocupamos com nossa virada de bola, com nossa regularidade, e deu certo. Agora queremos muito o ouro, vamos dar 100%”, disse Vitor Felipe.

A vitória sobre a dupla cubana contou com dois momentos. No primeiro set, o time teve dificuldades para encaixar a marcação adversária. Mesmo assim, superou e conseguiu a virada da metade para o fim da etapa. O principal alvo dos saques era Vitor Felipe, que conseguiu regularidade na virada de bola, e no final da etapa fez a diferença com bloqueios.

No segundo set, largando na frente, os brasileiros jogaram a pressão sobre os adversários, que não tiveram forças para reagir. Errando menos que no set anterior, Alvinho e Vitor variavam os golpes potentes e as largadas, fechando o set e o jogo com maior tranquilidade. Os brasileiros fizeram o mesmo número de pontos que os adversários em dois quesitos: bloqueio (dois) e ace (um), mas superaram nos ataques (31 contra 23) e cederam menos pontos em erros (seis contra oito).

Os paraibanos tentam ser a terceira dupla masculina brasileira a ficar com o ouro nos Jogos Pan-Americanos, lembrando que o vôlei de praia está presente desde 1999. Emanuel e Ricardo, em 2007 (Rio de Janeiro), e Emanuel e Alison, em 2011 (Guadalajara), conquistaram os outros títulos ao país.

O Brasil é o maior campeão do vôlei de praia em Pan-Americanos. Nas quatro edições em que o esporte esteve presente no cronograma, foram nove medalhas contando os dois gêneros, sendo cinco delas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Larissa França, com duas medalhas de ouro e uma de bronze, é a atleta com mais conquistas.

Os Jogos de Toronto são transmitidos pela Rede Record (TV Correio HD na Paraíba), com exclusividade na TV aberta.  

Com Portal Correio 



Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...