Brasil cobra acesso a laudo médico de condenado à morte na Indonésia
O Brasil cobrará o governo da Indonésia acesso ao laudo médico oficial feito pelo país asiático sobre o estado de saúde do brasileiro Rodrigo Gularte, condenado à morte por tráfico de drogas, informou nesta terça-feira (2) o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Carlos Alberto Simas Magalhães.
Gularte foi condenado à execução em 2005 por ingressar na Indonésia com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Laudo médico feito a pedido da família do brasileiro apontou que ele tem esquizofrenia, o que, pela lei indonésia, faria com que ele deixasse de ser executado.
“Toda semana a gente nota que há discrepância em termos de declarações públicas [do governo indonésio]. Sob o ponto de vista das atividades do governo brasileiro, estamos insistindo na tese de conhecimento do laudo médico oficial sobre a situação mental do Gularte”, disse o embaixador.
“Foi feita uma análise oficial por médicos vinculados ao governo indonésio e nós não tivemos acesso ao parecer. Então, vamos insistir e pedir acesso a este parecer”, completou Magalhães.
Portal do Litoral PB
Com G1
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter