Governo confirma suspeita de febre Chikungunia em Pombal; Caso envolve uma mulher
No primeiro boletim de 2015 da dengue e chikungunia, referente ao período de 1º de janeiro a 2 de fevereiro – divulgado nesta quarta-feira (04) – foram notificados 152 casos suspeitos de dengue na Paraíba, destes, três foram descartados e 42 confirmados por dengue.
Os demais casos (107) seguem em investigação, aguardando o encerramento por parte das Secretarias Municipais de Saúde.
Até o momento, não houve registros de casos de dengue com sinais de alarme e nem de dengue grave.
Quanto à Chikungunya, foram notificados nove casos, sendo que sete foram descartados e dois estão sob investigação (um em João Pessoa e um em Pombal).
Conforme apurou a Redação do portal, o de Pombal envolve uma mulher, funcionária pública que na semana passada apresentou os sintomas da doença e foi encaminhada para João Pessoa, mas já retornou à sua residência.
DENGUE:
Os dados demonstram ainda que houve uma redução de 58,82% no número de casos notificados de dengue em 2014 (7.455) em relação a 2013 (18.103), situação que acompanha os parâmetros do Ministério da Saúde.
Também houve redução (38,46%), no número de mortes por dengue, comparando os anos de 2013 (13 óbitos) e 2014 (oito óbitos).
“Tal avanço pode estar relacionado à melhoria na assistência à saúde e efetividade nas ações de vigilância epidemiológica e ambiental, por meio de alinhamento técnico com gerências e municípios, qualificações, visitas técnicas entre outras ações”, avaliou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Renata Nóbrega.
Renata frisou ainda que, apesar da redução no número de mortes, deve ser mantida a rede assistencial, atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo clínico correto para que se evite o óbito.
Em 2015, a Paraíba registrou dois óbitos suspeitos de dengue, sendo um do município de Araçagi e o outro de Marcação. Ambos seguem em investigação, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Portal do Litoral PB
Com Liberdade PB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter