Publicado em: 4 fev 2015

Secretaria de Saúde de Conde inicia Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

Equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar Izilda Félix, recebendo os cuidados da equipe do SAD

Equipes de saúde do SAD prestam assistência completa a pacientes acamados

A Secretaria da Saúde do município do Conde, através de parceria com o Governo Federal, inicia, nesta terça-feira (3), o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

No primeiro momento, profissionais de duas equipes multidisciplinares de saúde realizam visitas a pacientes acamados para avaliar a situação em que vivem e prestar orientações aos respectivos cuidadores de acordo com a necessidade específica de cada doente.

Segundo a coordenadora do serviço, Ana Karla de Medeiros, as visitas regulares que eram realizadas apenas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) passam a ser feitas com presença dos profissionais do SAD, cuja estrutura conta com duas equipes: a Equipe Multidisciplinar de Apoio (Emap), que possui psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta e, a Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (Emad), formada por uma médica, três técnicas de enfermagem e uma enfermeira.

“A visita inicial é para avaliação do ambiente que deve se tornar adequado à estada do doente em casa. Afinal, detectar as necessidades do paciente, oferecer o atendimento completo em casa e orientar o responsável pelo enfermo sobre manutenção de local sadio para o acamado, também é nossa função”, lembrou.

A paciente Izilda Félix de Araújo, 68 anos, é portadora de Alzheimer. Moradora do loteamento Jardim Recreio, ela já vinha sendo acompanhada há um ano por profissionais do PSF Conceição, mas, a partir de agora, com a visita dos profissionais de saúde e suas respectivas avaliações, receberá um direcionamento importante no tratamento que será realizado totalmente em casa.

O secretário Francimar Veloso explicou que o Ministério da Saúde redefiniu a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) integrando o “Programa Melhor em Casa” com o “Programa SOS Emergências” instituindo o SAD para melhorar o atendimento ao paciente com dificuldade de se locomover até o estabelecimento de Saúde.

“Juntamente com outros profissionais que temos no setor, vamos atuar com mais precisão em todo o município, melhorando a assistência àqueles pacientes acamados que não têm condições de se deslocar para serem atendidos da forma correta e, por essa dificuldade, acabavam comprometendo ainda mais sua saúde”, salientou.

A prefeita Tatiana destacou que os profissionais da Saúde do Conde tem trabalhado, incansavelmente, para melhorar o atendimento a população, uma vez que o município já prestava esse tipo de atendimento aos pacientes sem possibilidade de deslocamento até a unidade de saúde mais próxima, mas, agora, o serviço será melhor desenvolvido pelos profissionais.

“Nós já prestávamos este tipo de atendimento ao nosso povo sempre que era possível, mas de uma forma menos equipada e estruturada. Entretanto, agora, com duas equipes contratadas para essa finalidade vamos garantir mais agilidade no atendimento ao paciente, porque sempre afirmo que o doente tem pressa para ser, tratado e restabelecido”, frisou Tatiana.

O serviço de referência do PSF que conta com o auxílio de dois veículos novos para levar os profissionais até a casa do acamado, dentro de muito em breve, disponibilizará dois números de telefones para buscar apoio da policlínica que estará aberta 24 horas para prestar assistência aos pacientes do SAD.

 

Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...