Brasil exigirá carros com cinto de 3 pontos para todos os ocupantes
Esta semana o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) adiantou uma resolução que obriga todos os carros zero quilômetros vendidos no Brasil a partir de 2020 terão que vir equipados com novos recursos de segurança. De acordo com a entidade, passam a ser obrigatórios os três seguintes itens: encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros e sistema de fixação Isofix ou Latch para cadeirinhas infantis. Para projetos de modelos novos a obrigatoriedade passa a valer antes, a partir de 2018.
Detalhadamente, a medida prevê a inclusão do cinto de três pontos e do apoio de cabeça para todos os assentos de carros de passeio, camionetas, caminhonetes e utilitários novos vendidos no Brasil (nacionais ou importados) no prazo máximo de cinco anos (ou três para modelos inéditos). O mesmo se aplica ao Isofix e ao Latch (padrão norte-americano). No caso de veículos com dois assentos (como esportivos e conversíveis), a ancoragem pode ser instalada no banco do carona.
Presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Moan afirma que o objetivo da proposta é ampliar a segurança dos automóveis brasileiros e se aproximar dos padrões de exigência europeu e norte-americano.
Portal do Litoral PB
Com ClickPB
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter