São Hulk! Jogador dá “bolada” e salva time paraibano da falência total
Um clube em fase de extinção. Esse era o panorama vivido pelo Grêmio Serrano em 2012, ano em que agonizava por conta da séria crise financeira por que passava. No entanto, o sofrimento acabou graças a uma passagem do então garoto Hulk pelo clube entre 1999 e 2000, quando disputou a Copa Gazetinha Sub-13, em Vila Velha, no Espírito Santo. Ninguém sabia, mas aquele campeonato seria a salvação do time mais de dez anos depois.
Isto porque, devido a essa participação do atleta no torneio, o Serrano, que estava prestes a sumir do mapa futebolístico paraibano, recebeu R$ 475 mil em 2012 pela transferência do jogador para o Zenit da Rússia, dentro do mecanismo de solidariedade da Fifa. Com o dinheiro, o clube ressurgiu para o futebol paraibano em 2014, após três anos no ostracismo. Pagou dívidas e voltou a jogar competições oficiais. E a promessa da diretoria atual é não repetir os erros do passado, para garantir que esta bolada salve o time definitivamente. Dinheiro este, inclusive, que ainda não foi totalmente gasto.
Hulk foi vendido pelo Porto de Portugal por 40 milhões de euros, ou 118 milhões de reais. Parte dessa quantia (5%) foi reservada aos clubes formadores do atleta. Além do Serrano foram beneficiados São Paulo, Vitória e Campinense (mesmo o jogador garantindo que nunca jogou na Raposa paraibana). Por um cálculo um pouco complicado, essas quatro equipes dividiram cerca de R$ 6 milhões da transferência.
De acordo com o presidente do clube, Valdir Cabral, do valor recebido a diretoria destinou uma parte para pagamento das dívidas, que impediam a inscrição do time em competições oficiais. A outra parte continuará sendo investida nas categorias de base e na equipe profissional em 2015.
– Não resta dúvida de que esse dinheiro da transferência de Hulk, por termos sido um dos seus formadores, veio para salvar nosso clube. Estávamos prestes a decretar falência devido às incontáveis dívidas acumuladas nos últimos anos. Graças a Deus, este ano reativamos as nossas categorias de base e ressurgimos para o futebol profissional, quando disputamos a segunda divisão. Agora, nossos planos continuam os mesmos: manter o Serrano em atividade para que possamos voltar à elite em 2015 – pontuou.
Em 2014,o Serrano não conquistou o acesso para a elite do futebol paraibano. E em 2015 vai ter que se contentar novamente com a 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Mas a equipe foi vice-campeã paraibana Sub-20 e conquistou convite para jogar a Copa São Paulo de Futebol Juniores do ano que vem.
– É sem dúvida nenhuma a era de nosso ressurgimento – completa Valdir.
O presidente, inclusive, destaca sua gratidão ao atleta e diz que tenta demonstrar isto sempre que possível:
– Na verdade, não temos um relacionamento com Hulk muito próximo, pois ele vive muito fora da Paraíba. Mas sempre que me encontro com Gilvan (Gilvan Souza, pai do jogador), nosso relacionamento é o melhor possível – enfatizou.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter