Publicado em: 12 nov 2014

Cagepa anuncia racionamento em Campina Grande e mais oito cidades; serão 36h sem água

143305,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0

O racionamento de água em Campina Grande e mais oito cidades abastecidas pelo açude Epitácio Pessoa (o Boqueirão) começará no dia 6 de dezembro às 17h. O anúncio foi feito na manhã dessa terça-feira (11) pelo diretor-presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, durante uma sessão na Câmara Municipal de Campina Grande.

Ele explicou que, inicialmente, o fornecimento de água será suspenso às 17h do sábado e retomado às 5h da segunda-feira, nesses nove municípios. Ele disse que o racionamento poderá ser estendido, caso não chova em 2015. Com a medida, a empresa interrompe o abastecimento por 36 horas e cerca de 500 mil pessoas serão atingidas.

Além de Campina, passarão a ter racionamento as cidades de Caturité, Barra de Santana, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Alagoa Nova, além dos distritos de Galante e São José da Mata e, ainda, o povoado de Genipapo. O Boqueirão está com apenas 25,2% da sua capacidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Segundo Deusdete Queiroga, a previsão é que, em dezembro, o Boqueirão estará com 100 milhões de m³ de água (menos de 25% da sua capacidade, correspondente a 411 milhões de m³ cúbicos). “Com o racionamento, você vai reduzir a vazão da água que sai de Boqueirão para Campina de 1.200 litros para 1.084. Isso já traz uma economia em relação à água retirada desse açude. Caso não tenhamos uma recarga significativa de água, o esquema de racionamento será levado até novembro de 2015”, disse.

Ele explicou que se a seca se prolongar, a Cagepa terá de adotar uma modalidade mais drástica de racionamento. A empresa pretende dividir Campina em duas zonas de abastecimento. Dessa forma, uma zona seria abastecida por três dias e outra por igual período. Ele disse, no entanto, que não acredita que a situação chegue a essa gravidade. “E a expectativa é que já no final de 2015 estará chegando água da transposição do São Francisco”, ressaltou.

 

Portal do Litoral

Com Portal Correio




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...