Publicado em: 4 nov 2014

Deputado Toinho do Sopão cobra ações de combate aos efeitos da estiagem na Paraíba

Toinho-do-Sopão-692x360

O deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), falou sobre o grave problema da seca que continua castigando parte da população paraibana e cobrou providências.

O parlamentar criticou duramente a inércia das autoridades competentes que pouco ou nada fazem para amenizar o sofrimento do povo que morre silenciosamente.

O deputado se mostrou preocupado com o fato de um Estado com 223 municípios, possuir, atualmente tem 170 cidades consideradas em situação de emergência.

Conforme decreto publicado no Diário Oficial da União, até o município de Jacaraú, localizado no Litoral Norte, também foi incluído na lista dos que sofrem conseqüências provocadas pela estiagem.

Ainda de acordo com o documento, a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas no estado, principalmente à agricultura e à agropecuária dos municípios afetados, cabendo aos poderes públicos buscarem soluções para minimizar os efeitos da escassez de água.

“Quais medidas estão sendo adotadas para amenizar os problemas ocasionados pela seca? A Paraíba recebeu mais de R$ 241 milhões para ações de enfrentamento do problema nos últimos dois anos, mas, a população continua sofrendo sem uma solução efetiva para amenizar essa situação”, questiona o parlamentar.

O Governo Federal disponibiliza ao estado 1.025 carros-pipa, que auxilia mais de 411 mil pessoas de 153 municípios paraibanos, mas, a ação não está sendo suficiente, pois os outros 45 municípios ficam desassistidos.

“Clamo e espero que este Parlamento continue adotando ações como a Caravana da Seca e o S.O.S Seca para cobrar medidas urgentes e mostrar ao Governo o sofrimento do nosso povo”, afirmou Toinho do Sopão.

 

 

Portal do Litoral

Com Assessoria




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...