Publicado em: 2 out 2014

Eleições paralisam aulas em 217 escolas da rede pública na Paraíba

urna-votação

As aulas em 217 escolas públicas de João Pessoa e Campina Grande serão suspensas a partir de quinta-feira (2), devido às Eleições. As escolas serão cedidas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) para serem usadas como seções eleitorais.

Na capital paraibana, 49 escolas da rede estadual e 74 da rede municipal serão cedidas para o TRE. Segundo o secretário de Educação do município, Luiz de Souza Júnior, a interrupção nas aulas é necessária para que a Justiça Eleitoral realize os preparativos das seções de votações. A previsão é de que cerca de 52 mil alunos fiquem sem aulas até a devolução dos prédios, que deve ocorrer na segunda-feira (6). De acordo com a assessoria de comunicação do TRE, as ações para o segundo turno, caso ocorra, ainda não foram decididas.

Já em Campina Grande, ao todo serão cedidas 35 escolas estaduais, sendo 30 entregues na quinta-feira (2) e cinco na sexta-feira (3). Além delas, também serão usadas 59 escolas e creches municipais de suas escolas.

Parada não compromete calendário
O secretário explicou, no entanto, que a suspensão das atividades não deve comprometer o calendário escolar. “Já estava previsto no calendário escolar a entrega dessas escolas para o TRE”, garantiu.

A assessoria da Secretaria de Estado da Educação informou que nas escolas estaduais onde vão funcionar seções eleitorais, as aulas serão respostas posteriormente, para que os alunos não sejam prejudicados. A rede municipal de Campina Grande também vai repor as aulas perdidas.

Os alunos da rede privada de ensino também não deverão ter prejuízos, já que, de acordo com o presidente do Sindicato de Estabelecimentos Particulares de Ensino do município, Paulo Loureiro, os prédios de cinco escolas serão entregues na sexta-feira e uma das escolas apenas no sábado (4).

Universidades entregam salas na sexta-feira
O TRE também utilizará alguns prédios de universidades em Campina Grande, que serão entregues à Justiça Eleitoral na sexta-feira (3). Os prédios utilizados serão o da Faculdade Paulista, o campus de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e quatro blocos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que está em período de recesso escolar. Todos os locais de votação serão liberados pelo TRE-PB após a finalização do processo de voto, na segunda-feira (6), e as aulas devem voltar ao normal na terça-feira (7).




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...