Quinteto da Paraíba realiza concerto em comemoração aos 25 anos de carreira
Formado em 1989 por renomados instrumentistas paraibanos e considerado um dos melhores em atuação no país, o Quinteto da Paraíba vai celebrar seus 25 anos de carreira com um concerto especial. A apresentação gratuita será no dia 10 de outubro, às 20h, na sala de concertos Maestro José Siqueira (antigo cine-teatro Banguê, no Espaço Cultural José Lins do Rego), em João Pessoa.
A apresentação vai reunir Xisto Medeiros (contrabaixo), Yerko Tabilo (violino, único remanescente da formação original), Ronedilk Dantas (viola), Caio Freire (violino) e Nilson Galvão Jr. (violoncelo). Haverá, ainda, participação especial de Helinho Medeiros tocando obras de Astor Piazzolla na sanfona, como “Melancólico Buenos Ayres”, “Oblivion” e “Adios Nonino”. Ao preparar o repertório, o grupo procurou sintetizar o conteúdo de seus cinco álbuns de carreira lançados no Brasil.
Em 25 anos, o Quinteto da Paraíba gravou quatro discos pelo selo carioca Kuarup, um pela Numbus Records (Londres), e o álbum “De uns Tempos pra Cá” (2006), parceria com o compositor e cantor Chico César que rendeu um CD e um DVD pela Chita Discos, com distribuição da gravadora Biscoito Fino.
O repertório inclui músicas dos pernambucanos Lenine (‘Leão do Norte’, ‘Candeeiro Encantado’) e Capiba (‘Minha ciranda’, ‘Toada e desafio’), além de Luiz Gonzaga (‘Algodão’). Haverá, ainda, um medley de composições de Jackson do Pandeiro com arranjos de Marcelo Vilôr.
Criação
O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores de todo o Brasil, mas é no Nordeste brasileiro que encontra sua mais pura inspiração. Embaixador desta rica vertente musical, o grupo que é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional.
A conceituada revista “The Strad”, de Londres, enalteceu os valores do Quinteto da Paraíba em matéria especial, assim como as revistas “Gramophone”, “Classic FM Magazine”, “Repertoire” e “Diápason”. No Brasil, o Quinteto se tornou conhecido do grande público pela sua participação na trilha sonora do filme “Central do Brasil” e constantes aparições nas TVs Cultura, Educativa, Senac, Senado e Globo, assim como pela sua participação nos mais importantes festivais de música do país.
Em 2007, o Quinteto se apresentou junto com o cantor e compositor Chico César na abertura dos Jogos Panamericanos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Quinteto da Paraíba já se apresentou no Chile e na Argentina, e países europeus (Áustria, Bélgica, França, Espanha, Itália, Holanda e Portugal). O
Quinteto participou em 2008 da gravação do CD “Labiata”, do cantor e compositor Lenine, que teve a faixa “Martelo Bigorna” na trilha da novela “O Caminho das Índias”. A música “Martelo Bigorna”, de Lenine com arranjo de Xisto Medeiros, e interpretada pelo Quinteto, ganhou o Grammy Latino de 2009. Em 2013 o Quinteto gravou a trilha do espetáculo “Triz”, do Grupo Corpo, música de Lenine. Em setembro de 2014 gravou duas músicas no novo disco da banda Nenhum de Nós.
Serviço
25 anos do Quinteto da Paraíba
Data: 10 de outubro
Hora: 20h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira
Entrada: gratuita
Repertório
Desejo e Necessidade (Chico César) / arranjos de Adail Fernandes
Mulher Rendeira (Tradicional) / arranjos de Adail Fernandes
Melancólico Buenos Ayres (A. Piazzolla) / arranjos de Arthur Barbosa
Minha Ciranda (Capiba) / arranjos de Marcos Cézar
Oblivion (A. Piazzolla) / arranjos de Richard Galliano
Adios Nonino (A. Piazzolla) / arranjos de Adail Fernandes
Leão do Norte (Lenine/Paulo César Pinheiro) / arranjos de Xisto Medeiros
Medley de Jackson do Pandeiro (Jackson do Pandeiro) / arranjos de Marcelo Vilôr
Toada e Desafio (Capiba) / arranjos de Adail Fernandes
Toré (Antônio José Madureira) / arranjos de Adail Fernandes
Candeeiro Encantado (Lenine/Paulo César Pinheiro) / arranjos de Xisto Medeiros
Algodão (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) / arranjos de Adail Fernandes
Portal do Litoral PB
Com Portal Correio
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter