Em reunião que durou 5 horas, MST e governado Ricardo Coutinho firmam acordo
Representantes do Movimento Sem Terra (MST) foram recebidos pelo governador Ricardo Coutinho no início da noite desta quinta-feira (24). O encontro que durou pouco mais de quatro horas foi realizado no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
A reunião foi solicitada pelo movimento que, na última segunda-feira (21), ocupou o Centro Administrativo Estadual para tentar pressionar a realização de um encontro com o governador. No entanto, à época eles não foram recebidos por que Coutinho cumpria agenda no interior do Estado.
No início da manhã desta quinta (24), policiais militares ficaram de prontidão no Centro Administrativo e no Palácio da Redenção a fim de evitar incidentes.
Por volta de 18h, Ricardo Coutinho recebeu os representantes do movimento e tomou conhecimento da pauta de reivindicações. “O governador se dispôs a atender as nossas reivindicações. Tínhamos uma pauta com 20 itens e todos foram atendidos. Entre eles estão parcerias a serem firmadas com o INCRA para desapropriar áreas, barragens a serem recuperadas em áreas do Cariri, entre outras”, disse.Walter Alves, um dos coordenadores do MST.
Ainda segundo Alves, foi estabelecido um prazo até março de 2014 para que as reivindicações sejam cumpridas. “O governador nos atendeu abertamente e não houve nenhum impasse”, concluiu.
O governador ressaltou os investimentos que o Estado vem fazendo, especialmente nos assentamentos. “Nesse governo nós tivemos mais de R$ 8 milhões investidos diretamente em assentamentos. Nós compramos tratores, fizemos arranjos produtivos locais direcionados para a atividade coletiva”, citou.
Ricardo enfatizou que o Estado vai agilizar a perfuração de poços, viabilizar parcerias com o INCRA e ainda vai licitar lotes empresariais das Várzeas de Sousa e usar os recursos da venda para investir na infraestrutura dos lotes dos assentados.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter