Alunos passam mal com água contaminada em escola pública do DF
O Centro de Ensino Fundamental do Gama (DF) está com a água, que vem de um poço artesiano, contaminada. A direção orientou que alunos e funcionários levem água de casa para beber no local. O problema tem feito alguns alunos passarem mal. O pai de uma estudante, Waldir Araújo, diz que sua filha já sofreu com o problema.
— O diretor já me ligou duas vezes para eu buscar minha filha porque ela estava passando mal, com ânsia de vômito e dor de barriga.
Neste ano, a Vigilância Ambiental emitiu um laudo que aponta que a água do poço artesiano que abastece a escola estava contaminada e imprópria para o consumo. Segundo o diretor da escola, Welch de Paiva, foram enviados ofícios à coordenação regional de ensino da cidade.
— Enviamos um ofício para a Caesb [Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal] e nada foi feito.
Imagens mostram escola pública do DF sem carteiras e quadro para alunos
Nas torneiras da escola, a água tem aparência escura. O problema de contaminação existe desde 2012, mas a situação se agravou neste ano. De acordo com a direção, o poço artesiano do local existe há 20 anos e nunca passou por manutenção.
Com recursos dos funcionários, para a cantina da escola, foi instalado um filtro na torneira, mas a comida servida aos alunos é feita com a água contaminada que passa por ele.
Nesta quinta-feira (28), Paiva, a Secretaria de Educação prometeu a instalação de quatro filtros na escola.
Eduardo de Almeida, engenheiro da Secretaria de Educação, afirma que foi feito um levantamento para um novo laudo sobre a água da escola, que deve sair em cinco dias.
Portal do Litoral PB
Com r7
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter