Estudantes protestam contra shopping no Centro de João Pessoa
Uma manifestação de estudantes está acontecendo na tarde desta quarta-feira (23) em frente ao Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, contra o que eles consideram preconceito do estabelecimento contra jovens negros, pobres e gays. A manifestação reúne entre 150 e 200 pessoas, que levaram bandeiras para a frente do shopping e fazem batucadas, gritando palavras de ordem.
O protesto foi convocado pelas redes sociais em resposta ao conflito que aconteceu na quarta-feira (16) na praça de alimentação do shopping durante uma outra manifestação pelo mesmo motivo. Nesta ocasião, seis pessoas foram detidas, sendo dois adolescentes, e o shopping destacou que todas a medidas tomadas foram para garantir a segurança dos clientes. O caso ganhou ainda mais repercussão porque várias testemunhas filmaram e divulgaram na internet cenas das agressões.
Segundo uma publicação do Movimento Levante, que organiza os protestos, em uma rede social, jovens negros e pobres estão sendo impedidos de entrar no shopping pelos seguranças. Ainda de acordo com a nota, os seguranças “estão julgando de forma preconceituosa os jovens que querem estar no estabelecimento comercial, julgando as pessoas pela sua aparência”. O coletivo é taxativo ao acusar o shopping de racista.
Uma das integrantes do Movimento Levante, Élida Lima, garantiu que o ato é pacífico. Ela acredita que o shopping foi fechado para evitar que os clientes e usuários não soubessem do que se trata as reivindicações. “Eles estão alegando que foi para evitar transtornos. Mas já era sabido que a gente não ia entrar no shopping, era só uma manifestação em caráter de denúncia do lado de fora, como está sendo feito”, disse Élida.
Diante da ameaça de protesto, para preservar clientes e funcionários, a administração do shopping decidiu fechar as lojas às 13h30, no horário local, e a Praça de Alimentação às 14h. Tapumes foram colocados na entrada para proteger as portas de vidro. O policiamento foi reforçado no local e a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) interditou a rua em frente ao shopping
Luiz Cláudio com informações do Paraíba.com
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter