Euller garante que policial que fugiu de assaltantes agiu corretamente; ‘Não recomendamos reagir’
O coronel Euller Chaves, comandante da Polícia Militar da Paraíba, afirmou nesta sexta-feira (15) que o policial que fugiu, após ser abordado por assaltantes armados. “O cabo Yuri tem mais de 10 anos, presta serviço no Batalhão Ambiental. Além das atividades normais, faz esse trabalho de estafeta (o policial entregava correspondência). O marginal de hoje traz o fator surpresa. Alguém vendo uma arma no pé do ouvido e uma pessoa dizendo: corra se não eu vou lhe matar…”, argumentou o comandante, garantindo que o PM agiu corretamente diante das circunstâncias.
O comandante lembrou que por traz do homem fardado tem um homem, com filhos e família e ressaltou que o policial não é um super homem. “Ele poderia ter reagido e matado inocentes. As circunstâncias são as circunstâncias, o momento é o momento. Para cada momento há uma reação. Suponhamos que o policial reaja, atire e atinja uma criança. Não recomendamos a policiais, nem a pessoas que não tem condicionamento para isso, que reajam”, explicou.
Para o comandante, se o soldado não tivesse sido surpreendido, tivesse a visão periférica e soubesse que um adolescente um adulto bandidos estavam chegam junto, ele poderia agir no cumprimento da função. Mas a situação de bandidos com arma em punho, certamente sob efeito de drogas agindo de surpresa dificultou a reação.
Todavia, o comandante lembrou que a Polícia Militar agiu rápido e prendeu os dois responsáveis, aprendeu a moto, a arma usada no roubo e a pistola do policial.
Euller lembrou que existem vários casos de oficiais federais, do Exército e militar que reagiram e hoje estão mortos e concluiu: “Eu quero enaltecer o companheiro em nome da PM, que são verdadeiros heróis. Aqui fica o meu repúdio e indignação diante da hipocrisia de tantos fatos (positivos, comoa apreensão de drogas, de bandidos e assaltantes feitos pelos policiais), mas que ninguém enaltece com tanta ênfase e respeito”, finalizou.
Paulo Dantas
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter