Microsoft processa Samsung por quebra de contrato e falta de pagamento de royalties
Microsoft detém atualmente numerosos acordos de licenciamento com fabricantes de Android, que permitem o uso de sua propriedade intelectual em troca de uma pequena taxa para cada aparelho vendido.
Samsung realizou um acordo desse tipo com a Microsoft desde 2011, mas recentemente deixou de fazer pagamentos dos royalties, de acordo com a equipe jurídica da Microsoft. Como resultado, as duas empresas estão indo para o tribunal. O que pode ser desastroso para a Samsung que a pouco tempo já tinha perdido uma ação judicial para Apple.
No ano passado a Samsung decidiu que não queria pagar royalties dentro do prazo, ou pagar juros, alegando que a recente aquisição da Nokia, da Microsoft invalida o seu acordo. Microsoft afirma que esta não é apenas uma quebra de contrato, mas a Samsung não conseguiu nem mesmo verificar com um tribunal se a aquisição feita torna o contrato inválido.
A companhia sediada em Redmond afirma que a Samsung violou seu contrato!
Neste caso, esse julgamento, vai ser uma luta monumental para Samsung e Microsoft, pois ambos têm enormes contas bancárias e ambos devem acreditar que eles estão no direito para ir tão longe.
Além disso, para a Microsoft, que têm acordos de patentes com quase todo mundo vencer este caso é importante pois se perdem este caso, perdem uma grande fonte de receita de royalties de patentes em dispositivos baseados no Android.
Enquanto a Samsung vai certamente publicar algo desmentido esta acusação, uma forte declaração da Microsoft. O que provocou a queixa da Microsoft é que a Samsung fez, o seu pagamento de royalties, mas demorou muito, e eles estão se recusando a pagar os juros. Eles também estão ameaçando violar o acordo novamente.
VP corporativo e vice-conselheiro geral da Microsoft, David Howard, disse:
Que depois de passar meses tentando resolver a nossa discordância, a Samsung deixou claro em uma série de cartas e discussões que temos um desacordo fundamental sobre o sentido do nosso contrato.
A Microsoft disse em seu post sobre a queixa:
Depois de se tornar a empresa líder no mercado de smartphones em todo o mundo, a Samsung decidiu no final do ano passado, para parar de cumprir o seu acordo com a Microsoft. Em setembro de 2013, depois que a Microsoft anunciou que estava adquirindo o negócio de dispositivos e serviços Nokia, Samsung começou a usar a aquisição como uma desculpa para romper seu contrato.
A Samsung tem um forte incentivo para evitar a realização de pagamentos, especialmente porque seus embarques de dispositivos Android têm aumentado consideravelmente desde 2011. O que daria um maior pagamento de royalties para a Microsoft.
Microsoft está confiante de que o contrato será imposto pelo tribunal, apesar das alegações da Samsung de invalidação, sem prejudicar o relacionamento entre as duas empresas. Enquanto isso, a Samsung vai “rever a queixa em detalhe e determinar as medidas apropriadas em resposta”.
Esta carta é apenas o começo de uma longa luta, se a Samsung ir ao julgamento contra a Microsoft, nós provavelmente não veremos uma decisão dizendo se a Samsung violou o contrato por muitos meses, talvez até anos.
Bom agora vamos analisar melhor essa briga entre Microsoft e Samsung!
Antes de começar, você sabia que a Microsoft gastou US $ 29 bilhões em custos de I & D entre 1 de Julho de 2010 e 29 de junho de 2013?
Nem nós, mas nós sabíamos que eles sempre gastaram um monte de dinheiro para este departamento e parece que as médias são cerca de US $ 10 bilhões por ano.
Em 30 de junho de 2013 a Microsoft tem mais de 73.000 patentes emitidas e pendentes e há mais de 1100 acordos de licenciamento em vigor. Além disso, existem mais de 25 empresas que estão de licenciamento de patentes especificamente para uso Android.
Samsung afirma que quando a Microsoft comprou a Nokia, o seu acordo de licenciamento cruzado não se aplica aos aparelhos que a empresa já estava produzindo e essa é a razão pela qual eles não realizaram pagamentos; Samsung disse que eles quebravam o acordo que as suas patentes estão sendo usados em dispositivos Nokia.
No final do ano, eles tiveram uma mudança de pensamento e pagaram a Microsoft mas não incluíram os juros o que irritou a Microsoft.
E enquanto não sabemos o valor que devia ser pago a Microsoft, a barra preta sobre o montante de juros é um pouco longo, justo dizer que não é fichinha. Sabemos, com base no documento, que o valor está acima de $ 75.000, que é o mínimo para a Microsoft entrar com a queixa.
Enquanto a Samsung diz que devidos danos para a produção contínua de dispositivos Lumia com Samsung IP, contraponto os da Microsoft, é que, mesmo se isso é verdade (e não acho que isso é verdade), que não é uma razão válida para reter o interesse pagamento.
A Microsoft também está acusando a Samsung de tentar converter uma disputa de contrato comercial de direito EUA em uma questão de regulamentação coreana para evitar ter de pagar royalties.
Para nenhuma surpresa, a Microsoft está solicitando uma quantidade indeterminada de danos da Samsung, juntamente com os juros que lhes são devidos. A quantidade, como grande parte do documento, está apagado.
O argumento básico é este: Samsung fez um pagamento atrasado e Microsoft quer juros sobre o atraso no pagamento, mas a Samsung acredita que os dispositivos Lumia da Microsoft são uma violação do acordo de licenças cruzadas.
Portal do Litoral PB
Com Teciber
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter