MRV aposta em tecnologia e eficiência para melhorar agilidade e segurança do processo construtivo
Construtora evidencia o valor de tecnologias e abordagens que otimizem recursos, melhorem a qualidade de vida e minimizem os impactos danosos ao meio ambiente
O déficit habitacional é um dos grandes desafios sociais do Brasil. E para acelerar a produção habitacional e atender às necessidades da população é preciso utilizar técnicas de construção rápida, com segurança, eficiência energética e menor impacto ambiental para resolver problemas habitacionais.
Atenta ao futuro do morar, a construtora MRV, empresa do grupo MRV&CO, investe em soluções tecnológicas e processos construtivos mais eficientes, com o uso de tecnologias que trazem inovação, qualidade na execução, segurança, eficiência de custos e soluções em energia limpa e renovável, com o menor impacto possível para o meio ambiente., qualidade na execução, segurança, eficiência de custos e soluções em energia limpa e renovável, com o menor impacto possível para o meio ambiente.
Dentro do processo construtivo, a companhia aplica em seus canteiros a filosofia Lean Construction (Construção Enxuta), que racionaliza os processos de modo a evitar desperdícios, como o retrabalho, a superprodução, o estoque, movimentações desnecessárias, esperas, transportes e processos que não agregam valor.
De acordo com Diogo Campos, gestor de obras da MRV na Paraíba, esse processo permite uma maior segurança e melhor garantia de custos porque o serviço flui com mais qualidade e diminui o desperdício de materiais e de tempo. “Transformar o mundo por meio dos sonhos que construímos para nossos clientes é um compromisso que requer senso de urgência para entregar soluções que revolucionem nosso trabalho. Desta maneira, a construtora mira na sustentabilidade de seus empreendimentos, com foco na elevação do nível de eficiência e produtividade das operações, redução de prazos, melhor qualidade das moradias entregues e, também, do ambiente de trabalho em que os operários atuam, gerando mais segurança”, destaca.
Além de utilizar a filosofia Lean Construction nos seus canteiros de obra, a MRV usa a tecnologia conhecida como parede de concreto para levantar seus imóveis. O processo facilita uma construção de forma integrada. No sistema monolítico, erguem-se, ao mesmo tempo, pilares, vigas e lajes, dando maior agilidade e eficiência. “Com esta tecnologia, a gente consegue agilizar a obra, reduzir os custos e, consequentemente, colocar um produto mais ecológico no mercado, que gera menos resíduos e tem menos impacto ambiental”, enfatiza Diogo Campos.
A utilização do BIM (Building Information Modeling), que consiste na representação digital e tridimensional das características físicas e funcionais dos empreendimentos, também coloca à disposição da equipe, de forma 100% digital, todas as informações dos projetos técnicos e arquitetônicos de cada empreendimento, agilizando todo o processo. Desta forma, os engenheiros e técnicos dos setores fazem uso de aplicativos de última geração que realizam a gestão e acompanhamento online de projetos, desde a sua elaboração, melhorias de processo e qualidade, até o controle de materiais como a gestão do ciclo de concreto.
A MRV também olha para o futuro com o aprimoramento constante de práticas de ESG em seu negócio. A companhia tem diversas ações e iniciativas visando não só melhorar seus processos construtivos, minimizando os impactos ambientais negativos, mas também a infraestrutura dos empreendimentos, considerando sua integração com o entorno e contribuindo para a transformação da comunidade vizinha a seus condomínios.
Na Paraíba, por exemplo, a empresa investiu, em 2024, mais de R$ 6 milhões em obras de infraestrutura urbana na vizinhança do empreendimento Altiplano Village, incluindo pavimentação, drenagem de águas pluviais, extensão de rede de água, paisagismo e passeio, facilitando o acesso e o tráfego de moradores, motoristas e pedestres que passam pelo local diariamente. As obras já estão contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população da região.
“Acreditamos que o futuro da habitação no Brasil passa, cada vez mais, por soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis, que melhorem não só a experiência de morar das pessoas, mas também o meio ambiente. Entre as ações que implantamos na Paraíba, estão aplicações de métodos construtivos mais eficientes em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), diminuição do consumo de água, gestão dos resíduos das obras e plantio de árvores”, afirma Diogo Campos.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter