Publicado em: 3 jul 2014

Professores de Alhandra participam de formação com aula de Libras

Professores da rede municipal durante a formação continuada do PNAIC

Os professores da rede municipal de Alhandra participaram, nesta quinta-feira (03), de mais um encontro da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2014, ano 2, desta vez, com aulas sobre a linguagem de sinais. O treinamento é direcionado aos professores alfabetizadores que atuam nas turmas de 1º a 3º anos do ensino fundamental e nas  turmas multisseriadas da rede municipal de ensino da cidade.  A formação, que acontece na sede da Escola Zélia Correia do Ó, tem carga horária de 160 horas e conta com a participação de 47 professores.

Nesta quinta-feira, além do uso da ludicidade em sala de aula através dos jogos e a aprendizagem da matemática, os professores aprenderam sobre o uso da língua brasileira de sinais: Libras. A professora de libras da Universidade Estadual da Paraíba, Conceição Saúde, foi a facilitadora do treinamento e explanou sobre a teoria das libras e a questão da metodologia para o uso da linguagem de sinais em sala de aula.

O PNAIC de Alhandra é coordenado pela professora, Diana Vieira, e ministrado pelas orientadoras de estudos, Amilene Bezerra do Nascimento e Severina Lins de Souza. O foco principal é o uso da matemática de forma lúdica em sala de aula.            Para Diana Vieira, as ações desenvolvidas pelo PNAIC tem como fodo o aprendizado de uma forma mais dinâmica e essas ações não podem excluir os alunos com deficiência auditiva, por isso, dentro das formações é trabalhada a inclusão do aluno portador de qualquer deficiência. “Os alunos precisam ser integrados nas ações desenvolvidas em sala de aula e não podem ficar de fora de qualquer atividade, isso é importante para que a aprendizagem seja igual para todos”, disse a coordenadora.

Segundo a professora orientadora, Amilene Bezerra do Nascimento, o empenho dos professores durante a formação já está sendo avaliado. “Os trabalhos realizados pelos professores participantes da formação estão sendo avaliados e o avanço na aprendizagem dos alunos em sala de aula já é perceptível. Nós temos ido a campo monitorar o trabalho dos professores em salas de aula e os resultados já começam a aparecer”, disse Amilene.

 
Assessoria




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