Publicado em: 24 dez 2024

Rússia – Brasil: Contos do outro lado do oceano

As apresentações do livro ilustrado “Contos do outro lado do oceano”, criado dentro do projeto “Conto de Fadas/Сказки”, ocorreram este mês nas cidades de Ulyanovsk (Rússia) e Brasília (DF).

“A Rússia e o Brasil estão longe um do outro, são separados pelo Oceano Atlântico e não sabemos muito um sobre o outro. Junto com nossos jovens colegas do Brasil, criamos esses livros maravilhosos escritos em russo e português para que as crianças do Brasil pudessem aprender sobre a rica cultura da Rússia, e as crianças russas pudessem aprender mais sobre um país tão colorido e interessante como o Brasil. Afinal, os contos de fadas são uma ferramenta ideal para estudar o modo de vida e o pensamento dos povos, sua cultura e história”, – disse Kira Ivanova, chefe do projeto, coordenadora do Escritório do Projeto Rússia – BRICS para Cooperação Internacional da Juventude.

10 contos populares podem ser lidos nas páginas do livro – cinco de cada país. A coleção inclui contos populares conhecidos por qualquer criança russa como “Kolobok”, “Teremok”, “Morozko”, “Masha e o Urso” e “Mingau de Machado”. Entre os contos brasileiros, há lendas sobre o defensor dos animais Caipora, a sereia Iara, o brincalhão Saci Pererê, a cobra de fogo Boitatá e o espírito defensor da floresta Curupira.

Público-alvo

Cerca de 150 pessoas participaram dos eventos em Ulyanovsk e Brasília. Os principais convidados da apresentação do livro foram os representantes de seu público-alvo – crianças, estudantes. Durante os eventos, os jovens participantes aprenderam muitos fatos interessantes sobre o Brasil e a Rússia, participaram de questionários divertidos e aprenderam algumas palavras em português e russo.

“Na apresentação, nos foi dito como os contos de fadas brasileiros e russos diferem. Então, no Brasil eles falam mais sobre a natureza e sua proteção, e na Rússia eles falam mais frequentemente sobre qualidades espirituais. Agora eu realmente quero ler este livro maravilhoso e visitar o Brasil”, – compartilhou suas impressões Evelina Galiullova, uma aluna da 3ª série do Ginásio №2 de Ulyanovsk.

Projeto conjunto

No momento, 200 cópias do livro foram impressas. Algumas delas foram enviadas para bibliotecas infantis na Rússia e no Brasil, e algumas serão doadas aos participantes dos eventos juvenis do BRICS.

A coleção de contos populares russos e brasileiros se tornou o resultado de um projeto conjunto entre os dois países chamado “Conto de Fadas / Сказки”. O projeto é organizado pelo Escritório de Projetos Rússia – BRICS para Cooperação Internacional da Juventude, operando com base na Fundação das Indústrias Criativas da região de Ulyanovsk e no Parlamento Global da Juventude (Brasil). O projeto está sendo implementado com o apoio da Rosmolodezh.Grants.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...