Publicado em: 18 out 2024

Laureano realiza mutirão de cirurgias para combater o câncer de mama e promove Dia D da Mamografia

Mais de 100 mulheres realizaram exames, e outras 10 passaram por procedimentos cirúrgicos


Em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou um mutirão de cirurgias oncológicas para retirada e reconstrução de mama, atendendo 10 pacientes que aguardavam na fila. Nesta quinta-feira (17), o hospital também promoveu o Dia D da Mamografia, no qual mais de 100 mulheres de João Pessoa e diversas cidades da Paraíba realizaram exames gratuitos para detecção de nódulos mamários, incentivando o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama.

O mutirão contou com a participação de quase 40 profissionais que se uniram para agilizar os procedimentos. “Hoje, trouxemos ao Laureano 12 médicos, incluindo mastologistas, anestesiologistas, residentes e cirurgiões plásticos, para realizar as cirurgias de forma eficiente e sem intercorrências. O que levamos daqui é a experiência de trabalhar em equipe por essas pacientes. Todos, desde maqueiros e profissionais da limpeza até técnicas de enfermagem e médicos, estiveram envolvidos nesta ação, e isso é muito gratificante. Ver todos trabalhando com amor para devolver a esperança a essas mulheres guerreiras é emocionante”, destacou a médica coordenadora do setor de mastologia do HNL, Juliana Gadelha.

De acordo com Juliana, o mutirão foi realizado para adiantar procedimentos que ocorreriam em novembro ou dezembro. Após o Outubro Rosa, há um aumento no número de diagnósticos de câncer de mama, o que gera maior demanda por mastectomias e reconstruções mamárias. Com essa antecipação, abre-se espaço na agenda cirúrgica para atender os casos que surgirão nos próximos meses.

Para a paciente Ana Paula, ter sua cirurgia antecipada foi um alívio. “Confio muito nos profissionais daqui, já me sinto vitoriosa. Aproveito para incentivar as mulheres a fazerem suas mamografias todos os anos, porque quanto mais cedo descobrirmos, melhor”, ressaltou, emocionada, após realizar a retirada e reconstrução da mama durante o mutirão.


O Dia D da Mamografia beneficiou mais de 100 mulheres acima de 45 anos, muitas delas realizando o exame pela primeira vez. “Sou de Sapé, e é a primeira vez que faço esse exame. Vim ao Laureano para fazer a mamografia e fui muito bem acolhida. Fiquei feliz por participar desse momento”, comentou a professora Maria da Penha.

O setor de enfermagem, nutrição e o Centro de Diagnóstico por Imagem (CADI) do HNL prepararam um espaço acolhedor para as participantes, com serviço de coffee-break e uma decoração temática em rosa. “Quem trabalha no Laureano faz isso por dedicação ao próximo, mas hoje pudemos expressar esse sentimento de forma ainda mais evidente. Somos muito gratos a todos que participaram, pois essas ações certamente farão diferença na vida dessas mulheres”, afirmou a coordenadora do CADI, Janaína Araújo.

Para alegrar as pacientes que aguardavam para realizar a mamografia, o Coral dos Servidores do TCE-PB e alunos da Escola Cônego Francisco, sob a direção do professor Thompson, fizeram uma apresentação musical, trazendo um dia repleto de esperança e fé para todos os presentes, incluindo os demais pacientes do hospital.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...