Publicado em: 1 out 2024

Saúde da Paraíba alerta para baixa procura da segunda dose da vacina contra a dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu nesta segunda-feira (30) uma Nota Técnica para os 24 municípios prioritários na vacinação contra a dengue, destacando a baixa procura pela segunda dose. Atualmente, 30.386 adolescentes ainda não receberam a D2, que é essencial para completar o esquema vacinal e assegurar a proteção contra a doença.

O foco principal é a população adolescente de 10 a 14 anos, que deve retornar aos postos de saúde para completar o ciclo de imunização contra a dengue. A chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, faz um apelo: “É fundamental que aqueles que já tomaram a primeira dose busquem a unidade de saúde após 90 dias para receber a segunda. Sem essa dose, a proteção contra a dengue não é total. Precisamos da colaboração de todos para evitar que mais adolescentes fiquem vulneráveis à doença.”

A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023 e está sendo aplicada prioritariamente em 24 municípios da Paraíba, selecionados devido à alta incidência da doença, especialmente do sorotipo DENV-2. Inicialmente, 14 municípios da 1ª Região de Saúde foram contemplados: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

Posteriormente mais 10 municípios foram contemplados sinalizados pelo Ministério da Saúde: Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal. Ao todo, foram distribuídas 84.058 doses em duas etapas.

Para garantir a eficácia da campanha, as doses administradas estão sendo monitoradas diariamente pelo Núcleo Estadual de Imunizações junto aos 24 municípios. A SES reforça a importância da mobilização nas comunidades, realizando mobilização, busca ativa e estratégia para aumentar a adesão à segunda dose.

Os interessados podem esclarecer dúvidas e obter orientações por meio dos canais de comunicação da SES, como o telefone (83) 3211-9052 e os e-mails [email protected] e [email protected]. Além disso, a mobilização continuará em todos os municípios envolvidos, assegurando que os adolescentes completem seu esquema vacinal e estejam protegidos contra a dengue.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...