Publicado em: 11 set 2024

Criadores reconhecem valor da genética bovina da Empaer para melhorar seus rebanhos

Os animais bovinos que integram o plantel de melhoramento genético das estações experimentais de Alagoinha e de Umbuzeiro da Empresa Paraibana de Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) – órgão da administração indireta do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) –  estão contribuindo significativamente para melhorar os rebanhos leiteiro e de corte no Nordeste. Essa constatação é dos próprios criadores que têm manifestado interesse de participar dos leilões públicos de gado das raças Sindi, Guzerá e Gir.

O próximo leilão público de bovinos elite das raças Sindi, Guzerá e Gir da Empaer será realizado em 21 de setembro, dentro da Feira Paraíba Agronegócio, promovida pela Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e já está chamando a atenção de criadores de todo o país.

Nesta semana, o agropecuarista Marcos Viana Lima, da Fazenda Lagoa do Cedro, no município de Gararu, estado de Sergipe, que há vários anos vem participando dos leilões de animais promovidos pela Empaer, reconheceu a importância dos reprodutores e matrizes adquiridos, o que permitiu melhorar o seu rebanho.

Os animais procedentes das pesquisas da Empaer, que carregam a marca da Emepa, conhecida em todo o País, sempre atraiu o interesse de criadores. “A Empaer precisa continuar com esse padrão do gado Guzerá, por exemplo, que é o melhor do País. Animal bom, com excelente aptidão tanto para leite e produção de carne, e isso tem trazido resultados satisfatórios para nós, criadores”, comentou Marcos Viana.

Para o gerente da Estação Experimental Alagoinha, Rubens Fernandes da Costa, o reconhecimento de um criador que trabalha com os animais, produtos das pesquisas de melhoramento genético realizadas pelos pesquisadores da Empaer, enche de satisfação e a certeza de que tudo está no caminho certo, porque sempre se busca oferecer matrizes e reprodutores bovinos que são cada vez mais, reconhecidos em todo o País.

“Como Marcos Viana, outros criadores têm reconhecido a importância de nossa genética e a satisfação maior é saber que estão melhorando a qualidade de seus rebanhos”, comentou Rubens.

Também esta semana, os criadores Hugo Guimarães e Antônio Neto, do estado de Sergipe, visitaram a Estação Experimental Alagoinha da Empaer, para conhecer os animais da raça Sindi.

Outros que também estiveram em Alagoinha, foram os criadores Marcos Rodrigues da Cunha e seu filho Rodrigo Assis da Cunha, de Goiânia (GO), igualmente interessados na raça Sindi. O diretor de pesquisa da Empaer, Aderval Monteiro, comentou que a qualidade da genética bovina paraibana, além de reconhecida nacionalmente, tem colocado os animais entre os 10 primeiros colocados no ranking da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...