Publicado em: 21 ago 2024

Polícia Federal cumpre mandados contra organização criminosa em João Pessoa

A Polícia Federal cumpriu mandados em João Pessoa no âmbito de uma operação durante a manhã desta quarta-feira (21). A operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa com atuação na Região Metropolitana de Recife desde o ano de 2019. A Operação Barbalho foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) e é comandada pela Polícia Federal de Pernambuco.

A organização criminosa alvo da operação é especializada nos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. Além de Paraíba e Pernambuco, a Polícia Federal também investiga repercussão dos crimes da organização criminosa nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão, todos deferidos pela 14ª Vara Criminal do Recife. Até o momento não há informações de quantos mandados estão sendo cumpridos na Paraíba.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso seria responsável por movimentações ilícitas de grandes quantias de drogas provenientes do tráfico. Além disso, também seria o responsável por uma série de homicídios na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de manter o controle sobre suas operações criminosas.

O objetivo das medidas judiciais é desarticular a organização criminosa, interrompendo suas atividades ilegais e responsabilizando seus membros pelos crimes praticados.

FICCO/PE

A Seção Pernambuco da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE – é composta pelas Polícia Federal (PF), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, por meio das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, por meio da Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Nacional de Políticas Penais. A FICCO/PE foi criada através de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2023, para atuar de forma conjunta na repressão à criminalidade violenta, conjugando esforços e a expertise de cada órgão, trabalhando em ambiente comum com compartilhamento de informações e recursos materiais e humanos.

ClickPB




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...