Publicado em: 13 ago 2024

Mataraca lidera ranking de vacinação e avança na saúde com inauguração de Centro de Especialidades

Vacinação — Foto: Edcarlos Santana

O município de Mataraca, localizado no Vale do Mamanguape, vem se destacando no cenário de saúde pública da Paraíba. Recentemente, a cidade alcançou o 1º lugar no Ranking da Primeira Gerência Regional de Saúde, superando importantes municípios como João Pessoa, Jacaraú, Itapororoca, Rio Tinto e Mamanguape em relação às metas de vacinação.

Mataraca conseguiu atingir as metas em 8 dos 10 imunizantes para crianças menores de 1 ano, um feito que a colocou à frente de cidades maiores e mais estruturadas. Em reconhecimento a esse desempenho exemplar, o município foi convidado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para participar de um evento voltado à discussão sobre coberturas vacinais, um reconhecimento da excelência das ações de saúde pública implementadas localmente.

Além dos avanços na imunização, Mataraca também tem investido na ampliação dos serviços de saúde especializados. Há exatamente dois meses, no dia 14 de junho, foi inaugurado o Centro de Especialidades da cidade. De acordo com o secretário de saúde, Matheus Dias, o novo centro já realizou mais de 600 atendimentos, abrangendo diversas áreas da medicina, como dermatologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, colposcopia, ultrassonografia, psiquiatria e pequenas cirurgias.

“O município passará a oferecer, em breve, avaliações neuropsicológicas no Centro de Especialidades. Esse exame inovador para a região tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo dos pacientes, auxiliando no diagnóstico de alterações cognitivas decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. A inclusão deste serviço representa um passo significativo para a saúde no Vale do Mamanguape, trazendo uma inovação que beneficiará toda a população da área”, disse Matheus Dias, secretário de saúde.

com O POVO PB




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...