McDia Feliz: mais chances de salvar vidas!
Atrás de países de alta renda, Brasil avança na possibilidade de cura do câncer infantojuvenil com o apoio de campanha promovida pelo McDonald’s
Quando o assunto é câncer, cada chance para a cura conta! Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em países com alta renda as chances de cura de um paciente diagnosticado ainda na infância ou na adolescência são de 80%, enquanto no Brasil o valor cai para 64%.
Com dimensões continentais e disparidades socioeconômicas, o índice varia de região para região. Quando McDia Feliz começou, em 1988, as chances de cura no Brasil eram de 35%. Hoje, 36 anos depois, o índice subiu para 64%. Por isso, as atuações de instituições de apoio e campanhas como o McDia Feliz, uma das principais do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis, impactam muito nessa luta.
“No McDonald’s temos o propósito de alimentar pessoas e sonhos, e sabemos como um diagnóstico de câncer nessa fase da vida desafia o sonho de crianças e adolescentes. O McDia Feliz tem o poder de engajar as pessoas em um movimento de impacto positivo e com real potencial de transformação da vida das pessoas apoiadas que se traduzem no aumento das chances de cura e no número de sonhos que poderão ser realizados”, comenta Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação do McDonald’s no Brasil.
Atualmente, o Nordeste conta com 14 instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald e mais de 370 projetos em curso, totalizando um investimento de mais de 45 milhões de reais. Hoje, na região, as chances de cura são de 60%.
Na Paraíba, a Associação Donos do Amanhã, que apoia cerca de 150 crianças carentes com câncer de todo o estado que fazem tratamento na Capital, é a entidade beneficiada pelo Instituto Ronald McDonald.
“O câncer ainda é a doença que mais mata de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o INCA, e na região Nordeste, as chances são ainda mais baixas em relação à média nacional. Mas é graças ao apoio da solidariedade por meio de campanhas como o McDia Feliz que conseguiremos mudar essa realidade no nosso país. A sociedade precisa estar consciente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, conhecendo mais sobre os sinais e sintomas da doença para agir rapidamente. É uma doença que não espera e toda ajuda é muito importante” destaca a CEO do Instituto Ronald McDonad, Bianca Provedel.
McDia Feliz 2024
A edição deste ano já tem data para acontecer: dia 24 de agosto. Em sua 36ª edição, as compras irão beneficiar 80 projetos de 49 instituições, presentes em 41 cidades nas cinco regiões do país. Uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac (R$ 1 de cada sanduíche) será destinada para contribuir com a recuperação dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O valor se somará a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dorados (saiba mais abaixo) e administrado pelo Instituto Ronald McDonald, exclusivamente para gerir ações que contribuem com a recuperação do Rio Grande do Sul.
O tíquete individual terá o valor de R$ 19,00 e poderá ser trocado por um Big Mac nos restaurantes participantes de todo o Brasil no dia da campanha, em 24 de agosto. Quem quiser garantir o seu, basta acessar neste site.
Sobre o McDia Feliz
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.
Sobre a Associação Donos do Amanhã
A Associação Donos do Amanhã é uma instituição sem fins lucrativos que atende hoje cerca de 150 crianças e adolescentes carentes com câncer de todo o estado, oferecendo mensalmente uma cesta alimentícia enriquecida com leite e suplementos. A instituição, que atua há 18 anos, custeia ainda exames de alta complexidade, compra de medicamentos não quimioterápicos (prescritos pelos médicos), aquisição de cadeiras de roda, fraldas descartáveis e alimentação nos dias de tratamento ambulatorial, dando todo o suporte assistencial para a manutenção do tratamento, aumentando as chances de cura.
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização social sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há 25 anos atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e seus familiares e contribui para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacitação de estudantes e profissionais de saúde e a sensibilização de profissionais da educação básica para realizarem o diagnóstico precoce por meio do conhecimento dos sinais e sintomas da doença, além de incentivar a adesão a protocolos clínicos e promover a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Ao todo, a organização já beneficiou mais de 1.691 projetos de 108 instituições de norte a sul do país, beneficiando mais de 3 milhões de crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. Para saber mais, acesse o site.
Sobre o Fundo Aberto
A Arcos Dorados, em conjunto com os seus Franqueados, lançou, em 21 de maio de 2024, um Fundo Aberto para arrecadação de recursos administrado pelo Instituto Ronald McDonald, para contribuir com a recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O Fundo nomeado “Aliança pela Vida” tem como prioridade inicial a implementação de projetos ligados às seguintes frentes:
* Segurança Alimentar: Suporte básico de alimentos para famílias.
* Água Potável: Garantir acesso a água potável nas moradias reestabelecidas
ou novas moradias.
* Saúde: Acesso e navegação de pacientes no SUS, controle de novas doenças e suporte ao reestabelecimento da saúde física e mental.
* Resgate Cidadania: Acesso à direitos, documentos e empoderamento das Famílias.
Para execução dos projetos relacionados ao fundo, o Instituto Ronald McDonald contará com uma equipe de Operações Especiais localizada em Porto Alegre que atuará diretamente na gestão e execução dos projetos junto à comunidade local, garantindo o suporte necessário às famílias. Os projetos serão articulados com outras organizações e esferas governamentais de forma a não haver sobreposição de esforços, potencializando os recursos para o impacto social. Todos os projetos seguirão os mesmos processos de transparência do portifólio já executado pelo Instituto e uma equipe especializada realizará o acompanhamento das prestações de contas. Ainda, todos passarão por auditoria independente. As informações dos resultados e prestações de contas serão publicadas no relatório de atividades da organização, assim como no portal atualmente está em fase de desenvolvimento para o projeto. As atualizações serão periódicas conforme o cronograma de execução dos projetos. As doações para o fundo podem ser realizadas diretamente através do pix: [email protected]. Além disso, na edição de 2024 do McDia Feliz, uma parte da renda obtida com a venda do Big Mac (R$ 1 de cada sanduíche) também será destinada para contribuir com a recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter