Afya expande atuação na Paraíba com a chegada de unidade de pós-graduação em Medicina
Localizada em Cabedelo, a unidade está instalada no mesmo complexo da instituição de graduação e conta com uma estrutura completa de laboratórios, centros de simulação em saúde, salas de estudo de caso e espaços de convivência
A Afya Educação Médica, núcleo de pós-graduação da Afya, maior hub de educação e soluções para a prática médica do Brasil, inaugura mais uma unidade no país. Com sede no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa, o novo polo tem como objetivo oferecer oportunidades para médicos em busca de cursos de especialização, aprimoramento e destaque no mercado.
A Afya Educação Médica Paraíba funciona nas instalações da Afya Faculdade de Ciências Médicas, na BR 230, e as primeiras turmas de especialização foram iniciadas em janeiro deste ano, com oferta para cursos de Pediatria Geral, Dermatologia, Endocrinologia e Psiquiatria.
“Estamos muito felizes com a chegada a João Pessoa para completar a oferta da Afya em educação médica. Sabemos da importância do aprendizado constante que a medicina exige aos profissionais e os cursos de pós-graduação são uma excelente porta de entrada para aqueles que desejam crescer e se aperfeiçoar em um mercado extremamente competitivo e ao mesmo tempo carente de especialistas”, explica Aline Franca, diretora da Afya Educação Médica Paraíba.
A unidade está com vagas abertas para as especializações em Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, Neurologia, Nutrologia, Psiquiatria, Clínica em Dor, Neuropediatria, Pediatria Geral, Psiquiatria da Infância e da Adolescência.
A Afya está presente na Paraíba desde 2020, quando adquiriu a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB).
Sobre os cursos
Com turmas iniciando a cada dois meses, os cursos têm duração média de dois anos e as aulas são concentradas em um fim de semana por mês, o que permite aos médicos a manutenção da agenda de atendimentos a pacientes, com pouca interferência nas suas demais atividades.
A unidade conta com uma estrutura completa que inclui laboratórios de Técnicas Cirúrgicas, Anatomia Humana, Centro de Simulação em Saúde, ambulatórios e consultórios, além de biblioteca, auditório, restaurante e espaços de convivência.
Dentro do programa de aprendizagem, durante as aulas práticas, os médicos realizam atendimentos à comunidade em diversas especialidades, supervisionados pelos docentes. Os pacientes são direcionados por meio de parcerias realizadas entre a instituição e secretarias de saúde, hospitais e clínicas de João Pessoa e região. Somente em 2023, a Afya estabeleceu 649 parcerias para os cenários de prática de estudantes de medicina e médicos que estão na especialização.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 32 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 30 delas com cursos de medicina e 16 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde.
São 3.203 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. A instituição é pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina: um a cada três médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.
Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter