Publicado em: 8 jun 2024

Opera Paraíba intensifica cirurgias de otorrino no Hospital Regional de Picuí

O programa Opera Paraíba está intensificando neste fim de semana a realização de cirurgias de otorrino no Hospital Regional de Picuí, unidade pertencente à rede de saúde do Governo do Estado. Nesta sexta-feira (7) e sábado (8), a meta é contemplar 50 pacientes, entre crianças e adolescentes, com o tratamento cirúrgico para a correção de problemas de amígdalas e adenóide.

O Opera Paraíba – iniciativa do Governo do Estado – tem garantido, desde 2019, o acesso às cirurgias eletivas de forma mais rápida e de maneira regionalizada.

Uma das pacientes beneficiadas é a estudante Camila Santana, de 11 anos, da cidade de Boqueirão. A mãe da menina, Edna Santana, conta do alívio que vai ser a vida da filha após a operação. “Faz muito tempo que Camila tem crises de garganta, fica com febre, ronca dormindo e vivia no médico, aí não podia brincar na chuva como toda criança gosta, na poeira, e nem tomar sorvete. Agora ela vai poder ser criança”, contou.

Ainda no fim de semana, a unidade também vai realizar sete cirurgias bariátricas para o tratamento da obesidade e doenças associadas. No início da semana, o hospital dá início à realização de mais 180 cirurgias oftalmológicas, de catarata e pterígio, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes da região.

A diretora técnica do Hospital de Picuí, Hilda Moreira, destaca a importância do programa para o município e cidades vizinhas. “Depois do Opera Paraíba, as pessoas conseguem fazer suas cirurgias bem mais rápido e sem precisar ir para longe, e isso é um grande ganho para a saúde do estado”, disse.

Para participar do programa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu município, ou fazer o cadastro pelo endereço operaparaiba.pb.gov.br, preencher o formulário, anexando exames e laudo ou encaminhamento médico que confirme a necessidade de uma cirurgia.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...