Publicado em: 8 mar 2024

McDonald’s capacitou mais de 35 mil mulheres por meio de seus programas de desenvolvimento profissional

Com iniciativas oferecidas tanto para suas colaboradoras quanto para toda a sociedade, companhia reforça seu compromisso com a ascensão profissional das mulheres

A crescente busca por capacitação e desenvolvimento tem se mostrado como uma alternativa para driblar os desafios do mercado de trabalho e uma possibilidade para o tão almejado crescimento profissional. Quando falamos do público feminino, segundo pesquisa divulgada pela Infojobs, 73,7% das mulheres sentem que precisam ser mais qualificadas do que os homens para ter uma oportunidade de cargo de liderança e, segundo dado apresentado no Relatório Global de Disparidade de Gênero 2023, do LinkedIn, a chance de uma mulher se tornar líder diminui consideravelmente após os primeiros 10 anos de carreira.

Neste contexto, a capacitação e o autoconhecimento se tornam grandes aliados para mudar essa história e é a aposta, inclusive, de muitas empresas para o fomento da ascensão profissional feminina.

Este é o caso da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, que nos últimos dois anos capacitou mais de 35 mil mulheres em todo o Brasil, tanto internamente, quanto nas comunidades onde está presente. Comprometida com a geração de impacto positivo na sociedade, a companhia acredita que o incentivo ao crescimento profissional de suas colaboradoras está ligado ao seu compromisso de oferecer oportunidades justas de emprego e investir em programas de capacitação, autoconhecimento, educação e liderança, podendo levar os profissionais aos níveis mais altos da organização, independentemente de onde comecem. Paralelo a isso, a companhia também aposta na conscientização e letramento sobre temas de diversidade e inclusão, em busca de eliminar vieses, preconceitos e fortalecer uma cultura de equidade e respeito.

Por meio do Programa Meu Jeito, lançado em 2023 em parceria com o Instituto Ayrton Senna, cujo foco é o aprimoramento de competências e habilidades socioemocionais, cerca de 13 mil colaboradoras foram capacitadas, o que representa 58% do total de participantes e juntas contabilizaram 665 mil horas de treinamento. Além disso, cerca de 400 mulheres em cargos de liderança foram capacitadas no Programa Líder do Desenvolvimento, totalizando mais de 27 mil horas de treinamento. Realizado em parceria com o Insper, os colaboradores têm acesso a uma trilha com competências fundamentais para lideranças, que vão de autoconhecimento até resolução de problemas complexos, preparando-as para crescer e serem grandes líderes.
Ascensão feminina

A valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária na gestão e desenvolvimento de pessoas. Por isso, desde a criação do Comitê de Diversidade & Inclusão, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de Gênero, a empresa conta com a atuação da Rede de Mulheres na promoção de práticas de equidade, ações afirmativas, de conscientização, letramentos e na busca por dar visibilidade aos seus talentos femininos dentro da empresa.

Como reflexo desses esforços, a companhia triplicou a representação feminina no mais alto nível de tomadas de decisão. Além disso, atualmente, as mulheres são 57% do quadro de colaboradores da companhia no Brasil e 51% dos cargos de liderança são ocupados por elas, na contramão do mercado em que as mulheres em posição de liderança são 38%. Em 2023, 50% das promoções a cargos de liderança foram conquistadas por elas e, no total geral de promoções, elas representam 61%.

Quando fazemos interseccionalidades, mulheres negras representam 39% das promoções totais (escritórios e restaurantes) da companhia em 2023 e, atualmente, são 216 mulheres negras líderes, o que significa 19% do total da liderança. Em diversidade sexual, 22% do total de mulheres colaboradoras da companhia afirma ser LGBTI+ e mais de 150 são mulheres trans. Além disso, mais de 720 colaboradoras têm algum tipo de deficiência. Resultados como esses refletem o compromisso da companhia em oferecer um ambiente de trabalho respeitoso e seguro psicologicamente, além de promover avanços nas pautas de equidade de gênero, raça, diversidade sexual e pessoas com deficiência.

Oportunidade

Uma das pessoas que tiveram oportunidade, foi a paraibana Ana Karolina Macedo, 28 anos, que é uma dessas jovens mulheres de garra que temos no Brasil. Com 18 anos e já cursando o 2º período de Administração, foi obrigada a entrar no mercado de trabalho para ajudar com as despesas da casa. Sem experiência anterior, foi selecionada para o cargo de atendente no McDonald’s de João Pessoa, onde recebeu treinamento para a função e conseguiu seu primeiro emprego. Estudava de manhã e trabalhava à tarde. Com o passar do tempo, foram surgindo oportunidades de crescimento dentro da rede e passou por diversos postos de trabalho.

Em 2019, iniciou sua carreira em cargos gerenciais. “Comecei como Gerente de Plantão e depois fui promovida para o cargo de Gerente Selecionada. Em plena pandemia, foi nesse cargo onde adquiri vasto conhecimento e reconhecimento. Assim que surgiu uma vaga para Gerente de Negócios, meu nome foi mencionado. Fiz as entrevistas e fui a escolhida,” conta Ana Karolina.

Para ela, esse cargo representa uma grande conquista em sua carreira. “Esse cargo gerencial representa muitas conquistas. Após seis anos de dedicação pude conquistar esse espaço e, depois de mim, mais duas mulheres também se tornaram Gerente de Negócios de Unidades do McDonald’s na Paraíba. A Andréia Soares, em João Pessoa, e Thamires Costa, em Campina Grande”, comemora.

Ana Karolina relata que ainda existem alguns desafios e preconceitos, mas que percebem que fica cada vez mais claro na sociedade que as mulheres também são tão capazes de criar estratégias e gerir um negócio. “Algumas das qualidades que acredito que fazem toda diferença de uma liderança feminina é olhar mais apurado que temos com as pessoas. Conseguimos fazer o negócio se movimentar com mais leveza, comemorando cada data, conversando mais com as pessoas, acreditando que o que move uma empresa e que faz ela crescer são as pessoas e é isso que eu levo e deixo bem visível na minha gestão”, ressalta a Gerente de Negócios de Unidade do McDonald’s da Avenida Ruy Carneiro.

Com uma bebê de apenas 4 meses, Ana Karolina tenta organizar todos os seus horários para conciliar o trabalho e a maternidade. Além disso, a gerente ainda consegue se aperfeiçoar. “A empresa tem dado a oportunidade de realizar um curso online ministrado pela Insper, intitulado Líder do Desenvolvimento. Dessa maneira, consigo dedicar um tempo dentro da minha jornada de trabalho para o estudo e continuo me qualificando”, destaca.

Desenvolvimento para toda a sociedade

Por entender a importância da capacitação do desenvolvimento de carreira e ascensão profissional das mulheres no mercado corporativo, e visando ampliar seu impacto positivo para além das suas colaboradoras, a Arcos Dorados também promove iniciativas externas, como é o caso da plataforma educacional MCampus Comunidade. Lançada em 2022, em apenas dois anos, cerca de 23 mil mulheres no Brasil já foram capacitadas por meio dos cursos oferecidos de forma online e 100% gratuita, totalizando cerca de 590 mil horas de aprendizagem.

As mulheres inscritas representam cerca de 67% da base, o que mais uma vez reforça a maior busca do público feminino por capacitação em comparação aos homens. Ela também representa um retrato da população feminina que busca por desenvolvimento no país: apenas aproximadamente 5.500 estavam trabalhando no momento da inscrição na plataforma, 36% estão no Ensino Médio e 34,5% têm de 16 a 30 anos. São mais de 20 cursos disponíveis, entre Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Programa de Orientação Vocacional, no qual o mais procurado pelas mulheres é o de Marketing Digital, seguido por Finanças Pessoas e Atendimento ao Cliente. A MCampus Comunidade foi criada a partir do compromisso da Arcos Dorados com o desenvolvimento e a valorização do jovem, temática prioritária em sua estratégia socioambiental, a Receita do Futuro.




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