Publicado em: 5 dez 2023

Último dia para escolher projeto paraibano na 9ª Edição do Educar para Transformar

Instituto MRV vai selecionar 10 projetos no país. Entidade de Mangabeira capacita jovens em linguagem de programação para resolver necessidades locais

 

Termina nesta terça-feira (05) o prazo para votação popular da 9ª edição do Educar para Transformar, do Instituto MRV, braço social do grupo MRV&CO, que vai selecionar 10 iniciativas que receberão apoio por meio de qualificação, treinamento, mentorias e aporte financeiro de R$100 mil. Para votar acesse o link: https://votacaoeducar9.prosas.com.br/.

E a Paraíba possui um projeto selecionado na primeira fase do edital. A Associação Beneficente São José (ABSJ), que acompanha famílias em situação de vulnerabilidade no bairro de Mangabeira, em João Pessoa (PB), conta com o apoio da população para votar no projeto “ABSJ Mangabyte: Inovação e Futuro Digital para a Juventude de Mangabeira”, que pretende capacitar adolescentes e jovens em linguagem de programação.

Caso seja selecionado, o projeto vai desenvolver as atividades na sede da ABSJ, equipada com laboratórios de informática. Com aulas dinâmicas e interativas, incluindo interações com profissionais da área e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional, os participantes do programa serão desafiados a desenvolver um aplicativo inovador para a prestação de serviços no bairro de Mangabeira, para resolver necessidades locais.

“Ao final do ano de apoio, além do aumento significativo na empregabilidade, esperamos que pelo menos 30% dos jovens tenham contribuído para o desenvolvimento desse aplicativo, demonstrando o impacto tangível e imediato do projeto na comunidade. Além de capacitá-los, queremos fortalecer a autoconfiança dos participantes, moldando um futuro mais promissor para todos. Contamos com o apoio e a votação dos paraibanos para podermos realizar a ação”, destaca a irmã Gabriela, gestora institucional da ABSJ.

Ao todo, foram inscritos mais de 150 projetos com foco em educação. Desses, 14 foram selecionados, de acordo com critérios exigidos no edital, para participarem da votação popular. Estão na disputa projetos com foco em educação aliados à sustentabilidade, cultura, empreendedorismo, inovação, e empoderamento.

O objetivo desta edição é promover a solução de problemas locais por meio da educação tendo as crianças, adolescentes e/ou jovens com até 24 anos de idade como protagonistas das ações de mudança. Além de envolver a(s) escola(s) como parceiras na execução dos projetos.

Criado em 2016, o Educar para Transformar já impactou mais de 212 mil pessoas, por meio de 51 projetos apoiados, em 30 cidades do Brasil e com um investimento superior a R$ 5 milhões.

Conheça todos os projetos:

• ABSJ Mangabyte: Inovação e Futuro Digital para a Juventude de Mangabeira (PB)

• Eco Moradia – Transformando casas em lares sustentáveis (PR)

• Ressignificando as Flores na Ilha: uma resposta às demandas socioeconômicas de atingidos pelas enchentes (RS)

• Escola Permacultural (RJ)

• Projeto Arroxim de Educação Ambiental – Economia Circular do óleo de cozinha usado (SP)

• Educar, reciclar e arvorar (SP)

• Navegando Educação Empreendedora na Amazônia (AM)

• Jovens Líderes em Ação: Fortalecendo Competências na Rede Pública de Ensino em Manaus (AM)

• DUXtec Escolas (RS)

• Jardim de Chuva LAB (BA)

• Prefeitura Comunitária: Educando para Transformar (RJ)

• Mulheres in Tech (PR)

• DIGIPAC (SP)

• Engajando: Marketing Digital como instrumento de mudança na vida de jovens da comunidade (RS)

Sobre o Instituto MRV

O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Dessa forma, já conseguimos proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 2,1 milhões de pessoas em nove anos.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...