Publicado em: 23 nov 2023

Após decisão judicial mais de mil policiais desocupam área invadida na Praia do Sol em João Pessoa

O Ministério Público da Paraíba acompanha a operação de desocupação na Fazenda Paratibe para garantir que a ação policial seja executada de forma legal e que o Município de João Pessoa cumpra todas as obrigações relacionadas ao cadastro e amparo das famílias que estejam no local por necessidade de moradia.

Parte da fazenda Paratibe, localizada na praia do Sol em João João Pessoa, começou a ser desocupada na madrugada desta quinta-feira (23). As construções de tendas erguidas no local serão demolidas. A operação, realizada pelas polícias Civil,  Militar, Ministério Público, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros teve início após uma decisão judicial que atendeu ao pedido da prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Segurança Público e de Meio Ambiente.

O local fica em uma área de preservação ambiental, com mais de 100 hectares da mata atlântica remanescente do país.

Segundo a PM, para construir barracos irregulares, as pessoas devastaram grande parte da mata, com a derrubada de árvores e queimadas, cometendo assim crime ambiental e extinguindo diversas espécies da flora e fauna.

De acordo com a PM, mais de 83 famílias ocupam irregularmente a área. Pelo menos 1.100 policiais entre militares civis e guarda municipal participam da ação, além de profissionais do Poder Judiciário, Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cagepa e Energisa.

Os policiais  vão cumprir a decisão, auxiliando os moradores a deixarem o local. Nas últimas semanas, a prefeitura fez o registro e cadastro dos moradores e o setor social vai atender as famílias.

Após a desocupação, a área deve ser cercada, para inibir novas ocupações, com o objetivo de resgatar o que sobrou do meio ambiente local.

Armas e drogas que possam ser apreendidas na operação, serão levadas para a Central de Polícia Civil.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...