Causa Animal: governador anuncia programa Paraíba Pet e delegacia de combate aos maus-tratos e crimes contra os animais
O Paraíba Pet, anunciado e apresentado na tarde desta sexta-feira (6) pelo governador João Azevêdo (PSB), em Campina Grande, passa a integrar as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde. O governador também assinou o decreto de implantação da Delegacia do Meio Ambiente de Campina Grande, que será responsável pelo combate aos maus-tratos e aos crimes contra os animais.
“Estamos vivendo um momento histórico na Paraíba. João Azevêdo é o primeiro governador na história da Paraíba a abraçar a causa animal de fato, colocando em prática as atividades e ações necessárias em prol do bem-estar e no combate ao abandono e maus-tratos aos animais”, comemorou Fabíola Rezende, que desenvolverá o Paraíba Pet à frente da Gerência Operacional da Política da Causa Animal, da Secretaria da Saúde. “A partir de hoje, João Azevêdo passa a ser reconhecido como o governador amigo da causa animal”, completou Fabíola.
O governador João Azevêdo apresentou o Paraíba Pet em evento no Centro de Formação de Educadores, em Campina Grande, quando também anunciou uma série de obras e ações em comemoração ao aniversário de 159 anos da cidade, conhecida pelo título de “Rainha da Borborema”. O conjunto de obras e ações anunciado representa investimentos de R$ 222 milhões nas áreas de educação, saúde, segurança pública e infraestrutura.
O Paraíba Pet tem o objetivo de promover os direitos, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos animais, além de formar uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos cuidados e proteção, bem como garantir acesso aos serviços veterinários essenciais, com foco na castração, nas ações de educação em saúde, na vacinação (disponibilizada pelo SUS) e no tratamento de doenças.
Fabíola Rezende destaca que a iniciativa do Paraíba Pet é baseada nos eixos da educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e castração de cães e gatos, com incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais e na execução de ações de educação em saúde.
A ação também prevê a implantação de dois castramóveis (ônibus adaptados) para atuarem junto aos profissionais credenciados para a promoção de castrações de maneira itinerante em todo o estado.
Ainda para 2023, estão previstas a reforma e entrega do prédio que irá abrigar a sede da Gerência Operacional da Política da Causa Animal; e o cofinanciamento para expansão do controle populacional de cães e gatos e credenciamento de clínicas veterinárias para castração de felinos e caninos. As próximas ações preveem, dentre outras políticas, a implantação do disque-denúncia para comunicar maus-tratos e abandono de cães e gatos.
“O Paraíba Pet já está disponível para que municípios, ongs e entidades de proteção de animais possam se cadastrar com o objetivo de levantar a quantidade de animais em estado de abandono. Já contabilizamos mais de 9,7 mil animais tutelados e nós estamos programando essas castrações, através de parcerias com instituições de ensino e municípios, por meio de cofinanciamento da Secretaria da Saúde, para custear essas ações que estarão presentes em todas as macrorregiões do estado e já temos mais de 50 municípios cadastrados”, adiantou o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra.
A Semana com Secom-PB – Fotos: Pedro Bione – Contato: [email protected]
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter