Polícias Militar e Civil apreendem mais de oito mil armas de fogo em três anos
O governador Ricardo Coutinho, em entrevista a uma emissora de João Pessoa, destacou que atualmente as polícias Militar e Civil apreendem uma média de oito armas de fogo por dia. “Nos últimos três anos já foram apreendidas mais de oito mil armas de fogo”. Ricardo acrescentou que o Governo do Estado tem realizado investimentos significativos na segurança pública. “Quando assumi em 2011 nossas polícias dispunham de 1.500 pistolas. Hoje são 6.800 pistolas utilizadas por nossos policiais para prevenir e combater a criminalidade”. Os policiais dispõem hoje de sete mil coletes balísticos.
O Governo do Estado já inaugurou 15 Unidades de Polícia Solidária (UPS). A 15ª foi entregue na noite desta segunda-feira (2) no conjunto Mário Andreazza, o Mutirão de Bayeux. “Essas unidades são a consolidação de polícia pública que dá certo. São espaços com policiais treinados para convívio com a sociedade, e que nós estamos conseguindo reduzir muito mais que nas demais áreas, os indicadores de criminalidade.
Coutinho afirmou que as UPS têm diminuído muito os crimes contra a vida e o patrimônio, além do envolvimento da PM com o local. “Os 23 policiais da unidade do Mutirão são permanentes aqui, vão conhecer a comunidade e serem conhecidos pela comunidade, gerando cultura de paz”.
As Unidades de Polícia Solidária (UPS) funcionam em a Campina Grande, Guarabira, Cabedelo, Bayeux, e várias em João Pessoa. “Em todas elas você percebe que indicadores terríveis cedem drasticamente. No Renascer faz seis mes que não tem homicídio, esse é o caminho da grande polícia pública, ocupação de determinado território para gerar cultura de paz”, ressalta o governador.
Parceria – O governador acrescentou que a juíza da Comarca de Bayeux, Conceição Mascicano, tem sido uma grande parceira das políticas públicas de segurança. Ricardo disse que a questão de segurança pública não passa somente pela polícia. Os poderes públicos estadual e municipal devem garantir iluminação pública, boa área de lazer para a juventude não ficar sem ter o que fazer.
“Um conjunto de ações públicas ajuda a melhorar a capacidade de educar, a melhorar a escola, a agilidade da justiça, diminuir a impunidade”, concluiu Ricardo Coutinho.
Portal do Litoral PB
Com Paraíba.com
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter