Publicado em: 6 set 2023

Prefeitura de Conde abre inscrições para Concurso de Redação em homenagem aos 60 anos da cidade

A Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEDEC), está com inscrições abertas para o 3º Concurso de Redação para alunos da rede municipal de ensino. As inscrições começam nesta terça-feira, dia 05 de setembro e terminam no dia 31 de outubro. O objetivo é homenagear a cidade que completa 60 anos dia 18 de novembro.

Este ano, o concurso apresenta o seguinte tema: “Conde: Como vejo a minha cidade” e será dividido nas categorias poema e conto. Os alunos que cursam o 6º ou 7º ano poderão competir na categoria poema. Nesta categoria, deverá escrever um poema, individualmente, sob orientação do professor da turma, atendendo aos seguintes critérios: adequação ao tema, versos rimados (quadras com no mínimo 16 versos ou sextilhas com no mínimo 18 versos), escritos à mão e contendo um título.

Os alunos do 8º e 9º ano vão se inscrever na categoria conto, com texto que deverá ter de 30 a 50 linhas, ser manuscrito pelo estudante, com caneta esferográfica azul ou preta. Com orientação do professor, o participante deverá ser livre ao redigir suas ideias, não sendo permitida a intervenção na produção do texto, atentando para os seguintes critérios: adequação ao tema, conter um título, apresentação e desenvolvimento das ideias e conclusão.

Os resultados serão divulgados no dia 15 de novembro e a premiação dos estudantes acontece no dia 18 de novembro, dia do aniversário da cidade, em local a ser definido pela Secretaria de Educação. Os vencedores de cada categoria serão premiados com um smartphone. Os segundos colocados ganharão uma bicicleta (Poema) e uma diária (com responsável), numa Pousada da região.

A avaliação das produções textuais será realizada pela equipe pedagógica da SEDEC, que definirá a Comissão Julgadora do Concurso responsável por avaliar os critérios estabelecidos para cada categoria. Serão avaliados: adequação à temática e pertinência à proposta apresentada no regulamento; originalidade e criatividade; uso da norma padrão da língua portuguesa; coerência textual; coesão, além de clareza e concisão na exposição textual.

Os alunos deverão ser acompanhados e orientados por seu professor, que deve encaminhar os textos produzidos à equipe pedagógica da escola para seleção de um único aluno representante da Unidade de Ensino por categoria. Para maiores esclarecimentos, os interessados podem procurar a Subgerência do Ensino Fundamental II.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...