O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba será sede da 6ª edição do Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), que acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, na cidade de João Pessoa (PB). Com o tema central “Governança e efetividade no controle”, o evento reunirá auditores, autoridades, especialistas, pesquisadores, sociedade e comunidade acadêmica para debates plurais sobre o controle das contas públicas.
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz participará da solenidade de abertura do evento na quarta-feira (30), e será palestrante na quinta-feira (01), no dia dedicado a tecnologia, onde será apresentada a AJUNTA, ferramenta de detecção de conluio usando IA.
Nominando Diniz manifestou o apoio do TCE-PB ao Congresso e enfatizou a importância dos auditores na estrutura dos órgãos fiscalizadores, especificamente no que diz respeito à formação técnica e o ingresso por meio de concurso público, referindo-se ao quadro de auditores do TCE, que é muito qualificado e comprometido com os interesses da administração pública.
Ao propor o debate sobre “Governança e efetividade no controle”, o Conacon coloca no centro da discussão a oportunidade e o dever de buscarmos a padronização mínima da governança dos órgãos e instituições de controle interno e externo, especialmente no que tange à fiscalização financeira que perpassa todas as políticas públicas. Os temas estão em pauta no Congresso Nacional e exigem o debate qualificado de toda a sociedade.
O Conacon é realizado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC) e é um dos maiores eventos nacionais de Controle da Administração Pública.
Na programação constam ainda palestras do Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Bradson Camelo, e do auditor de controle externo do TCE-PB, Weverton Lisboa de Sena.
As edições anteriores contaram com as palestras magnas do Ministro Luís Roberto Barroso, no ano de 2016; do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, no ano de 2017; do Ministro Benjamin Zymler, no ano de 2018; da Professora Susan Rose-Ackerman de Yale e do Ministro Mauro Campbell, no ano de 2020; e dos ministros Cármen Lúcia, STF, e Antonio Anastasia, TCU, em 2022.
Acesse a programação do evento https://www.antcbrasil.org.br/eventos/6-conacon