Estudantes visitam exposição e ficam encantados com belezas de pontos turísticos da Capital
Turmas de duas escolas de João Pessoa – Escola Municipal Cônego João de Deus, no bairro da Torre, e Milênio, no bairro do São José – visitaram, nesta quarta-feira (9), a exposição ‘João Pessoa Tour 360º’, que está acontecendo no Manaíra Shopping até o próximo domingo (13). Ao todo, 64 alunos da 5ª série e do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram a experiência de conhecer os principais pontos turísticos da cidade utilizando um sistema de realidade aumentada.
À tarde de novidades para a maioria dos alunos faz parte de uma parceria das secretarias de Turismo (Setur) e da Educação e Cultura (Sedec), que tem o objetivo de tirar as crianças das salas de aula e fazer um trabalho de campo, mostrando os pontos turísticos dos quais muitos ainda não tiveram a oportunidade de visitar. Um desses alunos, Pedro Henrique, de 10 anos, escolheu ver o Busto de Tamandaré, que fica entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. O estudante afirmou que nunca esteve nesse local e que ficou impressionado com a cor das águas e a quantidade de prédios no entorno. “Quero ir conhecer agora”, afirmou.
Outro aluno da mesma escola – Cônego João de Deus, Ícaro Renan, de 11 anos, também disse que ficou encantado com a beleza do Centro Histórico, pela sua estrutura e prédios antigos. “É bonito demais”, afirmou. Ele disse ainda que nunca esteve naquele local. Já Maria Gabriele, de 11 anos, preferiu ver o Parque Solon de Lucena, mesmo tendo ido para lá diversas vezes para brincar e passear. “Escolhi porque achei legal”, disse a menina, que reside na Torre.
Para o secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Luiz Júnior, essa experiência com os alunos da rede municipal de ensino é excepcional, porque tira todos das salas de aula e os colocam em uma realidade que certamente não teria vivenciado. A maioria delas, conforme o secretário, não conhece esses pontos turísticos da cidade por falta de oportunidade ou mesmo pelas condições financeiras dos pais, que tendem a não levá-los para passear pela cidade. “Estamos muito felizes em proporcionar essa experiência que será inesquecível para todos”.
A secretária executiva da Educação, Luciana Dias, afirmou que todos os alunos ficaram empolgados assim que souberam que iriam visitar a exposição. “A atividade é um passeio pedagógico pelos pontos turísticos da cidade e que, no momento em que todos têm a experiência de conhecer mesmo em realidade ampliada, abre uma lacuna para o debate, a troca de informações e o incentivo de retornarem, desta vez, pessoalmente”, afirmou. De acordo com ela, essa é mais uma ação que se alinha aos objetivos do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’.
Luciana Dias disse também que a exposição completa todo processo de aprendizado de outras disciplinas ministradas para os alunos nas escolas municipais. Segundo a secretária, o turismo foca temas que são transversais às disciplinas como História, que conta aspectos sobre João Pessoa; Geografia, que indica os locais desses roteiros; e até o Português, quando o professor busca trabalhar temas para serem desenvolvidos nas redações.
Aparecida Xavier, diretora da Escola Milênio, disse que teve a ideia de levar os alunos para a exposição assim que assistiu uma reportagem na televisão. Manteve contato com a Setur-JP e agendou em seguida. Ela explicou que procurou fazer com que os alunos participassem de uma aula de campo para complementar um trabalho que foi feito na escola durante a semana passada em alusão ao aniversário de João Pessoa, que completou 438 anos no sábado passado. “Fizemos diversos trabalhos com cartazes dos pontos turísticos e casou com a exposição, que reforçou o objetivo da ação e irá incentivar com que eles procurem visitar esses locais pessoalmente a partir de agora e conhecer melhor”.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter