Câmera digital inclui jogadores nas fotos e ‘grita’ gol na hora do clique
De olho nos consumidores apaixonados por futebol, a Samsung colocou no mercado a câmera WB350F. Com preço sugerido de R$ 900 e resolução de 16,3 megapixels, a câmera temática da Copa do Mundo permite aos usuários incluir jogadores da seleção brasileira em suas fotos. De quebra, tem ainda uma função que “grita” gol na hora do clique.
Trata-se de uma boa opção para o consumidor não profissional, que procura uma câmera cumpridora para os eventos de final de semana (inclua aí o jogo de futebol). A qualidade das imagens é boa, mas pode cair quando se utiliza o zoom. No mais, as fotos saem nítidas em diferentes condições de iluminação e ambiente. Com pouca luz, o flash quebra bem o galho.
- Preço sugerido
R$ 900
- Tela
3 polegadas TFT LCD Touch
- ISO
Auto, 80, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200
- Resolução
16,3 megapixels e 1080p (vídeos)
- Armazenamento
9,5 MB (vem com cartão de 8 GB)
- Duração da bateria
155 minutos ou 310 fotos
- Conectividade
NFC e Wi-Fi
- Dimensões
11,3 x 6,5 x 2,5 cm; 216 gramas
- Pontos positivos
Design; recursos de conectividade; grita gol
- Pontos negativos
Foco; granula fotos com uso do zoom; memória pequena; grita gol
Pode haver uma certa dificuldade em acertar o foco e a capacidade de armazenamento deixa a desejar. Em relação a essa última queixa, o fabricante tenta amenizar o problema com um cartão de memória e um bom recurso de conectividade, para transferir os arquivos.
Futebol
Para utilizar algumas “gracinhas” temáticas, deve-se habilitar funções ligadas ao futebol: Moldura Futebol e Modo Futebol.
A primeira mostra imagens dos jogadores para serem usadas como, obviamente, moldura – nesse caso, a seleção brasileira pode invadir as imagens dos amigos e parentes. Com o Modo Futebol ativado, a WB350 faz com que as imagens em tons de verde, azul e vermelho fiquem mais vivas.
Moldura futebol da câmera WB350F permite inserir jogadores da seleção em cenas
Dentro da proposta temática, ela “grita” gol quando o botão de tirar foto é acionado (felizmente, esse recurso pode ser desabilitado nas configurações).
Para dar mais graça à pegada “canarinho”, a câmera conta ainda com visual patriótico: cordão verde e amarelo, além do brasão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estampado na parte frontal.
Trata-se de um produto realmente bonito. No modelo branco, o visual do produto merece elogios. O acabamento na parte frontal apresenta uma textura que remete ao couro. Os detalhes na área superior são prateados e têm uma textura semelhante ao aço escovado. A combinação de estilos dá certo e, na prática, agrada o tato.
Configurações
Apesar de ser totalmente ligada ao futebol, a câmera não bate lá um bolão em suas configurações. Além dos seus 16,3 megapixels, conta com zoom óptico de 21x que, quando utilizado em seu máximo, gera granulações nas imagens.
O espaço interno é de parcos 9,5 MB – e expansível a 64 GB. A Samsung tenta minimizar o problema de armazenamento ao incluir um cartão de 8 GB, vendido junto.
A câmera conta com suporte à NFC (Near Field Communication), que permite o compartilhamento de imagens com smartphones equipados com a mesma tecnologia apenas aproximando os dois eletrônicos. Ela oferece ainda compartilhamento automático por Wi-Fi e função de monitoramento de bebê.
Foca no foco
Se quiser ir além do básico, o usuário pode ter problemas para acertar a mão no uso de alguns recursos. Ajustar o foco para deixar objetos da imagem em destaque, por exemplo, pode não ser tarefa fácil. Nos testes do UOL Tecnologia, muitas vezes a câmera acabou focando outros itens, que o usuário não desejava registrar em primeiro plano.
Durante os testes de vídeo, os mesmos problemas foram registrados. Quando o recurso de zoom era utilizado, o foco demorava alguns segundos para “se situar”. Isso pode incomodar quem exige mais precisão da câmera durante a produção de filmes.
Portal do Litoral PB
Com Uol
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter