Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação para pessoas imunocomprometidas
Durante o período mais crítico da pandemia, muito se falou sobre pessoas imunocomprometidas, que são indivíduos cujo sistema imune não funciona como deveria e são considerados grupos de alto risco com probabilidade de desenvolver formas mais graves de doenças e infecções, como a Covid-19. Por isso, os profissionais de saúde reforçam a importância e orientações para esse grupo, que está sendo prioritário com a vacina Pfizer bivalente.
Para entender um pouco mais sobre esse público, ele está dividido em dois principais grupos: Um deles é formado por quem nasce com um problema genético que afeta o sistema imunológico. A condição pode se manifestar ainda na infância ou ser descoberta já na fase adulta. O outro grupo inclui quem acaba desenvolvendo doenças graves ou crônicas, que abalam o sistema de defesa, a exemplo de pessoas com diabetes ou HIV positivo, porque o vírus se instala nas células de defesa do corpo e, se não controlado com medicamentos, compromete a imunidade.
Fazem parte desse grupo também transplantados, pacientes com câncer, já que os tratamentos utilizados para combater o tumor costumam debilitar a imunidade e ainda aqueles que tomam medicamentos que afetam o sistema de defesa.
“A vacina é eficaz. É a promoção do cuidado e da prevenção de doenças. Não há dúvida de que todo o grupo de imunocomprometidos deve tomar a vacina. Não podemos relaxar, seja no serviço de assistência, nós que trabalhamos com ações efetivas de prevenção e o usuário, que tem essa garantia e direito previstos no Programa Nacional de Imunização. O alerta que fazemos é de sensibilização, de manter todo esse público e a população protegida”, destacou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.
Além dos serviços de saúde e dos pontos móveis disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa, a ação de vacinação para este grupo acontece também até o dia 31 de março no Amip Hospital Infantil, Hospital São Vicente de Paulo, Unirim Serviços de Nefrologia e Nefruza Serviços Nefrológicos, sempre das 9h às 16h.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), elaborado pelo Ministério da Saúde, as pessoas imunocomprometidas, fazem parte desse grupo pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.
Além das pessoas imunocomprometidas, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza a todos os públicos a partir dos seis meses os imunizantes que previnem contra a Covid-19. Diversas salas de vacinas localizadas nas unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e no Centro de Imunização, localizado no bairro da Torre, além dos pontos móveis promovem ação de vacinação das 7h às 22h.
Os outros tipos de vacina que também protegem contra a Covid-19 continuam disponíveis em vários pontos da Capital para o público a partir dos seis meses, sem a necessidade de agendamento. A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – preocupação no momento.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter