Publicado em: 21 set 2022

PMJP disponibiliza serviços de referência para pessoas com deficiência

D R T . R J . 15855 IVOMAR GOMES PEREIRA.

Nesta quarta-feira (21) é lembrando o Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência. Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza dois centros especializados para atender a esta população. Nos locais são ofertados diversos serviços com equipes multiprofissionais focadas na inclusão e reabilitação das pessoas com deficiência.

No Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência é oferecido atendimento multidisciplinar ao público de todas as faixas etárias. No serviço são distribuídos insumos e medicamentos específicos para as pessoas com deficiência física ou intelectual atendidas pela Rede Municipal.

O Centro também é referência para os serviços de órteses, próteses e ostomizados. Na semana passada, o prefeito Cícero Lucena entregou cerca de 450 cadeiras de rodas e de banho para pessoas com dificuldade de locomoção, zerando a fila de espera pelos equipamentos.

Já o Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência (CRMIPD) atende a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com paralisia cerebral, Síndrome de Down, microcefalia e outras deficiências. Também oferece atendimento multidisciplinar entre as especialidades de psicologia, psiquiatria, neuropediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, musicalização infantil, terapia ocupacional e educação física. Além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço é uma parceria com  as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Educação (Sedec) e Direitos Humanos  (Sedhuc).

“Nós desenvolvemos um trabalho integrado, buscando sempre oferecer conforto e uma assistência humanizada para os nossos usuários e seus familiares, que também recebem todo apoio de nossa equipe multiprofissional”, destacou Nadja Marques, coordenadora do CRMIPD.

Nesta quarta-feira (21), o Centro de Inclusão realizou uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência. Durante a ação, alunos de curso de Enfermagem da Faculdade Uninassau ofereceram oficinas de artes para as crianças e adolescentes usuários do serviço.

Serviço – Para ter acesso aos atendimentos em algum dos dois centros, o usuário ou o responsável deve se dirigir diretamente ao serviço, apresentando cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão SUS, comprovante de residência e laudo que comprove a deficiência para a abertura do cadastro.

O Centro de Reabilitação e Cuidado da Pessoa com Deficiência está localizado em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Já o Centro de Referência Municipal de Inclusão à Pessoa com Deficiência está localizado na Avenida Otto Feio da Silveira, 161, Pedro Gondim, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Libras – Além dos centros especializados, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza profissionais para atender aos usuários surdos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em serviços como policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades de Saúde da Família (USF) e Ouvidoria da Saúde.




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...