Publicado em: 20 set 2022

Mitos e verdades sobre o empréstimo online: Conheça os principais

Nos últimos anos, cresceu muito a quantidade e diversidade de instituições financeiras que podem oferecer crédito no Brasil, dentre elas as chamadas Fintechs. Também aumentou de forma significativa a facilidade de realizar um empréstimo.

O empréstimo online é um exemplo dessa mudança. Esta forma de contratação engloba vários tipos de empréstimo e, além de não necessitar de deslocamento, oferece outras vantagens como a rapidez e menos burocracias.

Pode ser oferecido tanto pelos bancos tradicionais, em suas páginas e aplicativos, quanto pelas fintechs. Qualquer pessoa pode solicitar o crédito pela internet, nas diferentes modalidades, como empréstimo com garantia, consignado, para empresas e até mesmo para negativados.

Com a popularização do empréstimo online surgem também muitas dúvidas sobre sua contratação. Separamos algumas das dúvidas mais frequentes.  Confira a seguir!

Principais verdades e mitos sobre o empréstimo online

Para responder às principais dúvidas, elencamos 8 afirmações que respondem estes questionamentos mais comuns. Vejamos:

Verdades:

1. Ele é seguro contra fraudes

As fraudes podem ocorrer tanto na solicitação de um empréstimo online quanto presencial. Portanto, como em qualquer outra transação financeira, você deve tomar alguns cuidados. O principal deles é descartar qualquer proposta que envolva depósito antecipado, ainda que você esteja negativado.

Outro cuidado é, caso esteja tratando com um suposto intermediário, pesquisar junto às próprias instituições financeiras as suas políticas e a veracidade das informações repassadas.

2. Você passará por uma análise de crédito

Normalmente, todas as operações financeiras passam por uma análise de crédito. No empréstimo online, as instituições financeiras também consultam informações dos solicitantes nos órgãos de proteção ao crédito. Para isso, a financiadora pede a autorização do cliente. É nesta fase que a instituição financeira aponta se o empréstimo será ou não concedido.

3. É acessível por negativados

Embora em condições não muito vantajosas, a maioria das empresas oferecem empréstimos para negativados. As taxas mais altas e a inclusão de algumas burocracias são formas da financeira se proteger da inadimplência e tornam um empréstimo mais caro para esse público.

Assim, o recomendado é que o consumidor tente limpar o nome antes de tentar um empréstimo.

4. Há diferentes critérios entre as instituições

Os critérios de aprovação para um empréstimo podem variar de acordo com os métodos de análise de crédito usados pela instituição e também pelo tipo de empréstimo. Contudo, esses critérios acabam seguindo um padrão bem parecido nas diversas instituições financeiras.

Mitos:

1. Precisa de depósito antecipado

Depósito antecipado é uma prática ilegal e nenhuma inSStituição séria trabalha desta forma. Caso isso seja condição para aprovação de um empréstimo, procure outra financeira.

Seja qual for a modalidade de crédito, você só deverá começar a pagar depois de todos os trâmites, como análise de crédito, aprovação da proposta, assinatura do contrato e recebimento do valor do empréstimo.

2. É menos acessível

Pelo contrário. Dependendo da instituição financeira, especialmente fintechs que operam exclusivamente online, um exemplo é a CashMe, especialista em empréstimo com garantia de imóvel, as taxas oferecidas são bem mais amigáveis. Além disso, tudo pode ser feito em casa e no tempo do cliente.

3. A liberação é mais demorada

A velocidade do processo pode variar de acordo com a linha de crédito solicitada. Contudo, além de tudo ser feito online,  essa forma de contratação é bem mais ágil e simples por conta da maior flexibilidade na condução da análise de perfil de risco, como também pela menor burocracia operacional.

4. Gera mais golpes

Embora na internet os golpes sejam melhor elaborados, esse risco existe em qualquer tipo de operação financeira. Também é perfeitamente possível se prevenir contra essas tentativas de fraude, pesquisando instituições sérias e ficando atento às regras de segurança na internet.

Conclusão

Seja um empréstimo consignado, seja um empréstimo com garantia, enfim, independe da modalidade, a principal questão é analisar a real necessidade de contratá-lo, assim como as condições de quitá-lo.

O crédito online é mais barato, mais rápido e mais acessível e, justamente por isso, deve ser bem planejado. Para que não seja feito por impulso. Ao decidir fazer pesquise com cuidado a instituição financeira e, de preferência, faça uma simulação para conhecer todas as condições envolvidas.

 

 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...