Publicado em: 12 maio 2014

Projeto de Toinho do Sopão vai completar 13 anos e doa 44 mil sopas e 44 mil pães por mês

31e208da-f24a-4d2a-9d87-e8b70c3ea3a1

O Sopão da Solidariedade, projeto fundado pelo deputado estadual Antônio Petrônio, o Toinho do Sopão, em 2001, vai completar 13 anos de atuação em João Pessoa no próximo mês.

Na Capital da Paraíba, o projeto beneficia diariamente mais de duas mil pessoas com distribuição da sopa em quatro pontos espalhados no Centro da cidade: Parque Solon de Lucena, Ponto de Cem Réis, Praça Pedro Américo e Integração do Varadouro.

O projeto começou com apenas um ponto de distribuição e cresceu, em 2011, em função da eleição do deputado que foi o mais votado da história da Paraíba.

Na época, o deputado Toinho do Sopão – que de 2001 a 2010 manteve o projeto apenas com doações que ele pedia durante horas aos pedestres que circulavam no anel interno da Lagoa, onde ainda hoje ficam os caldeirões do sopão no Parque Solon de Lucena – após eleito deputado, Toinho ampliou o projeto porque observou a imensa quantidade de pessoas que precisavam da refeição à noite.

“Muitas pessoas dormem passando fome e eu, que até então só conseguia fazer 250 copos de sopa por dia, depois de eleito, pude ampliar esse atendimento para outras pessoas de outros pontos da cidade. E foi o que eu fiz”, diz ele, frisando que, hoje, em cada um dos quatro locais de distribuição são entregues cerca de 500 refeições e 500 pães à população, totalizando duas mil sopas e dois mil pães/dia.

Preparo e distribuição – Sustentada com recursos exclusivos do gabinete do parlamentar, a sopa é preparada, de segunda a sexta-feira, em dois locais: em uma casa alugada, que fica na Rua Treze de Maio, no centro da cidade e, noutro imóvel, no Varadouro.

Cerca de 20 voluntários estão envolvidos nesse processo, que também inclui a distribuição da sopa à população. No total, são preparados 920 litros da sopa, que são acondicionados em oito caldeirões de 115 litros cada um, sendo que cada ponto de distribuição recebe dois caldeirões – um de sopa de mocotó e outro de sopa de frango, que começam a ser servidos a partir das 16h. Cada sopa vai acompanhada de um pão.

 

Portal do Litoral PB

Com Assessoira




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...