Publicado em: 2 jun 2022

Não identificação, negação e falta de tratamento agravam os transtornos mentais

Os primeiros registros de patologia psiquiátrica remontam ao período antes de Cristo e ao longo do tempo os portadores de transtornos mentais foram tidos como interlocutores com o oculto, possuídos pelo demônio e diante da insuficiência de medidas farmacológicas, submetidos a espancamentos, privação de alimentos, tortura generalizada e indiscriminada, aprisionamento, eletrochoques e até lobotomia.

Os avanços da ciência humanizaram formas de tratamento, seja através dos serviços de saúde de caráter aberto e comunitário oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) ou por meio de clínicas particulares, acessíveis só a familiares com poder aquisitivo financeiro.

A modernidade e o pós-pandemia desenvolveram em muitos e agravaram noutros tantos, por exemplo, transtornos bipolar, desafiador de oposição, de atenção com hiperatividade, depressão e síndromes de ansiedade e de pânico. O Programa Tambaú Imóveis e Negócios do próximo sábado(4) se aprofundará sobre as causas, efeitos, identificação e tratamento desses problemas.

Enfrentamento no nascedouro

“Essas são situações que devem ser enfrentadas no nascedouro. Várias pessoas possuem algum transtorno mas não sabem, outras são incapazes de identificar num familiar como um filho e há aqueles que reconhecem mas não tratam adequadamente, que o digam familiares de alcoólatras que buscam e não encontram – ou não podem pagar – locais próprios”, afirmou o apresentador, advogado e jornalista Rômulo Soares.

Na entrevista com a terapeuta ABA Adassa Queren e o fisioterapeuta Júlio Viriato ele abordará fatores como estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais, bem como as razões de a eletroconvulsoterapia (eletrochoque) ainda ser utilizada.

Perguntas por WhatsApp

O Programa vai ao ar às 9h de todos os sábados pelo Canal 5 da TV Tambaú/SBT e pelo www.portalt5.com.br, com o apoio do Sistema Cofeci-Creci e das construtoras N. Holanda, Alliance, Mais e MRV, bem como do Grupo G.P. Exclusive e das imobiliárias Jampa e FK Imóveis.

Às matérias e entrevistas somam-se quadros de destaque, a exemplo do Giro de Ofertas e do Momento Imobiliário, protagonizado pelo presidente do Cofeci, João Teodoro. Para participar com perguntas ou dúvidas é só encaminhar mensagem para o número (83)99854-2957 (WhatsApp).




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...