Publicado em: 3 maio 2014

Microsoft diz que corrigiu brecha de segurança do Internet Explorer

1392464468525-internet-explorer

A Microsoft anunciou esta semana que  já possui uma atualização de segurança para corrigir a falha que está afetando as versões do Internet Explorer 6 ao 11. O anúncio foi feito em uma publicação no blog oficial da Microsoft Security Response Center e a empresa garantiu que “tudo foi devidamente testado e funcionou em todas as versões do navegador”. 

A falha foi descoberta no último sábado (26) e permitia que hackers invadissem computadores a partir de sites maliciosos através de ações “drive-by”. Ao acessar páginas comprometidas utilizando o Internet Explorer, as vítimas tinham uma brecha de segurança aberta em suas máquinas e acabavam permitindo que cibercriminosos as utilizassem para fins diversos ou para roubo de informações pessoais. 

O problema foi considerado gravíssimo por especialistas e afetava principalmente os usuários do recém-descontinuado Windows XP, cujo suporte foi encerrado pela Microsoft no dia 8 de abril. Sem a devida assistência, os usuários estavam a mercê dos cibercriminosos e não poderiam fazer nada a não ser trocar de navegador. Ciente da criticidade da situação, a Microsoft resolveu abrir uma exceção e também liberou a atualização de segurança para o sistema operacional. 

“Muito embora o Windows XP não seja mais assistido pela Microsoft e tenha se passado o tempo em que oferecíamos atualizações de segurança para o sistema, nós decidimos fornecer esta atualização para todas as versões do Windows XP”, disse a empresa na publicação no blog. “Abrimos esta exceção devido a proximidade da falha com o anúncio do fim do suporte do Windows XP”, explicou. 

Mesmo que tenha exposto seus motivos para voltar a atender os usuários do Windows XP, fica claro que, na verdade, a empresa está preocupada com o ainda alto número de usuários do sistema operacional, que atualmente somam 26% de todo o mercado. Apesar disso, o melhor a fazer é, de fato, atualizar o seu sistema operacional para uma versão mais recente do Windows, ou até mesmo mergulhar de cabeça no mundo do software livre e abraçar o Linux como seu sistema operacional principal. 

Para aqueles que ainda continuarão utilizando o Windows XP, recomenda-se ativar as atualizações automáticas do Windows Update para receber a correção automaticamente. Usuários das versões mais recentes do sistema também devem executar este procedimento para manter o Internet Explorer atualizado. Além disso, talvez mudar de navegador também seja uma opção a ser considerada, já que até o Departamento de Defesa dos Estados Unidos recomendou que as pessoas parem de utilizar o Internet Explorer

Portal do Litoral PB

Com Canal Tech 




Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

O que achou? Comente...