Coluna LITORA SUL todo domingo no Jornal Correio da Paraíba. Sucesso em todo estado
PARAÍBA Litoral Sul 04.05.14
COLUNA LITORAL SUL DO JORNAL CORREIO EM PDF
Produção e Redação: Joelma Alves e Luiz Cláudio
Responsável: Kátia Pinheiro
PELAS REDES SOCIAIS
Levi Nóbrega
“O litoral sul da Paraíba continua abandonado pelo Governo do Estado. Até quando?”
Maria Cristina
“A chuva de exonerações no estado é uma vergonha. Tiraram gente competente e entrou um bando de incompetentes que todo mundo já sabe a falta de capacidade. Não é assim que se faz política, governador!”
Francisco Lins
“E a cidade de Pedras de Fogo é um abandono só. O prefeito só sabe fazer festa e mais nada. Acorda Dedé!”
SOCIEDADE:
Gorete Mendes comemorou idade nova no dia 28 de abril, ao lado do esposo, deputado Branco Mendes e filhas Raquel, Luanna e Luzanna. Parabéns!
A vereadora de Alhandra, Geiza Karla, também comemorou aniversário reunindo a família e amigos no dia 30 de abril
NOTAS E NOTICIAS
Prefeito lança livreto com história de Alhandra
O projeto de lançar uma publicação que resgatasse a história de Alhandra, desde o Brasil colônia até os dias atuais, começou a ser trabalhado em junho do ano passado e na noite da última quarta-feira (30) ele foi lançado oficialmente pelo prefeito, Marcelo Rodrigues, em forma de livreto. A publicação, que tem 16 páginas, foi toda desenhada e pintada à mão, inclusive os textos feitos à Nanquim, sem nenhum recurso de computação gráfica. O lançamento do livreto aconteceu durante mais uma ação do projeto `Por uma Alhandra Leitora`, que busca estimular o hábito de ler e despertar na população, principalmente, dos jovens a importância da ampliação de conhecimentos através dos livros.A secretária de Comunicação, Eliane Sobral, idealizadora do projeto do livreto junto com o publicitário e desenhista, Jerônimo Jr., falou sobre a concepção da publicação, sobre suas etapas, enaltecendo que a publicação foi feita com a colaboração de muitas pessoas. O livreto “História de Alhandra em Quadrinhos” conta a história do município destacando personalidades, momentos históricos, detalhes arquitetônicos e religiosos, que marcaram época até os dias atuais. O livreto será utilizado como material didático e distribuído para todas as escolas da rede municipal de Alhandra, além das escolas estaduais e particulares da localidade, bibliotecas, órgãos públicos, etc.
Festival da Gastronomia
Uma mistura de artesanato, coco de roda, toré e quadrilhas juninas com pratos a base de frutos do mar será a atração do Festival Gastronômico Sabores e Saberes, que começou na quinta-feira (1º) no Conde, litoral sul da Paraíba. O evento segue até o dia 11 de maio em 13 bares e restaurantes da cidade, nas praias do Amor, Tambaba, Tabatinga, Coqueirinho e Jacumã. Segundo informações da presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Cláudia Tombolato, a proposta do evento é atrair não apenas novos turistas, mas também os próprios habitantes da região. “Para as pessoas, há um grande e animado ganho ao se deslocarem de casa para novas alternativas de lazer, de convívio e de descontração tão desejados”, acredita.
Mutirão
A cidade de Conde recebeu o Mutirão de Documentação do Trabalhador Rural. A ação do Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário teve o apoio do vereador de oposição, Naldo Cell (PT), já que a prefeitura de Conde não se dispôs a fazer a parceria com o programa de emissão de documentos, alegando que não tinha condições de fornecer serviços de internet. Mas, para que o município não perdesse a oportunidade de ter seus cidadãos legalmente documentados, o vereador petista tomou a frente e resolveu todas as necessidades da equipe do Instituto e MDA para realizar o mutirão que foi um sucesso, atendendo 462 pessoas do município.
NASF em Pitimbu
Psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras e ginecologistas estão a disposição dos pitimbuenses, no Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf, em Pitimbu. O programa foi criado há 5 meses pela Prefeitura de Pitimbu, por meio da Secretaria de Saúde, e já apresenta resultados na qualidade de saúde do município. Essa era uma das principais preocupações do prefeito Leonardo Barbalho (PSD), que investiu no programa, ampliando os serviços oferecidos nos PSFs. São mais de 200 atendimentos realizados mensalmente. Antes os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS eram encaminhados para outras unidades na capital paraibana. Agora, precisam apenas procurar o PSF mais próximo de casa, de onde serão encaminhados para um especialista, de acordo com a necessidade.
Protesto
Os alunos da Escola Estadual Professora Auricelia Maria da Costa, em Caaporã, tomaram as ruas da cidade em protesto contra a saída da diretora, professores e funcionários. De acordo com os estudantes, o movimento foi realizado devido a informação que todos os funcionários contratados pelo Governo do Estado e que prestam serviço na escola foram exonerados. Segundo informações da cidade, a diretora Euricleia Ferreira, que ocupava o cargo há 10 anos, e os professores foram exonerados para que os novos aliados do governo assumam os cargos.
Julgamento
Dez ex-prefeitos paraibanos, ex-presidentes de Câmaras e servidores públicos, no total de 24, foram condenados por improbidade administrativa e, por conseguinte, tiveram os direitos políticos suspensos e vão ainda ressarcir aos cofres públicos. As condenações foram resultado de duas semanas de trabalho de mutirão da improbidade administrativa e crimes contra a administração pública realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). Os campeões de condenações são os ex-prefeitos Hércules Antonio Pessoa Ribeiro (Pitimbu) e Maria Luiza do Nascimento (Sapé e Sobrado), cada um com quatro sentenças.
PAC 2
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário estiveram na Paraíba para assinatura de convênio que entregou máquinas agrícolas a todas prefeituras do litoral sul. Os recursos foram liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, e destinados a 17 municípios paraibanos. Alhandra, Caaporã, Conde, Pedras de Fogo, Pitimbu e mais doze cidades foram contempladas. Os equipamentos são fundamentais para os municípios paraibanos que têm na agricultura familiar a sua principal fonte de subsistência.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter