Arcos Dorados tem 60% das promoções de 2021 conquistadas por mulheres
Em meio às reflexões e discussões que o Dia Internacional da Mulher promove, há o importante debate acerca da presença feminina no mercado de trabalho e o incentivo à equidade de gênero. E, na Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, esse tema também é prioritário dentro da gestão e do desenvolvimento de pessoas. Desde a criação de seu Comitê de Diversidade & Inclusão, chamado Somos, em 2018, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano.
Em 2021, 52% de todas as promoções a cargos de liderança concedidas pela companhia no Brasil foram conquistadas por mulheres. Considerando todas as promoções, elas representam 60%. Quando olhamos apenas para as pessoas promovidas a líderes dos restaurantes McDonald’s no Brasil, a maioria também fica com as mulheres, com cerca de 55% do total. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, a companhia implementou a Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.
O incentivo ao crescimento profissional dessas funcionárias está ligado ao compromisso da Arcos Dorados em gerar oportunidades de emprego e investir cerca de R$40 milhões anuais no desenvolvimento de suas pessoas. Além disso, a companhia oferece programas de Saúde e Bem-Estar para que todos se sintam acolhidos, confortáveis e seguros, como o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017, voltada à identificação e apoio a gestações de risco entre as funcionárias, com o objetivo de diminuir o índice de prematuridade dos bebês, melhorando a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido. Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que os colaboradores possam consultar especialistas de nove áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.
As conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização de sonhos. É o que mostra a história da Alessandra Nascimento Silva. Com 51 anos, é um exemplo de mulher batalhadora, que lutou para superar os desafios e hoje é inspiração para outras pessoas. Atendente do McDonald’s Drive-Thru de Campina Grande (PB) há cinco meses, Alessandra tem poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, e ficou um tempo sem andar quando criança, mas nunca desistiu dos seus sonhos. Hoje, é mãe e formada em Biologia, porém, seus desafios ao longo da vida foram muitos. Alessandra perdeu um dos filhos gêmeos, Lucas, ainda pequeno e enfrentou dificuldades para criar Matheus sozinha, sendo mãe solo. Passou anos procurando emprego, mas por conta da sua deficiência, teve dificuldades de se inserir no mercado de trabalho.
Há 5 meses, uma amiga indicou a vaga para pessoas com deficiência no McDonald’s e ela fez a inscrição, mesmo achando que não seria chamada devido a sua idade e também por achar que não se encaixaria em um ambiente com predominância de jovens na primeira oportunidade de emprego. Mas, para sua surpresa, foi chamada e está muito realizada com seu novo trabalho. “Está sendo incrível trabalhar com jovens. Me sinto muito acolhida por todos, eles me respeitam, me sinto muito bem cuidada e amada. Não me limito a nenhuma área como Atendente. Todos têm paciência comigo, me treinam e, honestamente, estou gostando muito de trabalhar aqui”, conta.
Tendo como sua frase motivacional: “Nunca desistir, sempre tentar”, Alessandra conseguiu superar muitos desafios. Hoje é exemplo para muitas outras mulheres que trabalham e convivem com ela no dia a dia. “Me sinto muito feliz e lisonjeada por saber que minha história serve de motivação para outras pessoas. É muito bom também a troca de conhecimentos. Estou disposta a continuar aprendendo e aproveitar as oportunidades de crescimento,” conclui.
Reconhecer trajetórias como a da Alessandra é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas. “Sabemos que a cada iniciativa de inclusão e empregabilidade, impactamos positivamente a vida de milhares de pessoas. A Equidade de Gênero é uma de nossas prioridades e a atuação da Rede de Mulheres continuará sendo direcionada para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança”, comenta Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados no Brasil.
Reconhecimento Great Place to Work
A Arcos Dorados mais uma vez marca presença no ranking do Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários. Desta vez, a companhia ocupa a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, com mais de 10 mil funcionários. Já em “empresas médias de varejo”, o reconhecimento se estendeu também ao Grupo Levvo, uma das franqueadas do McDonald’s no Distrito Federal e em Goiás, que novamente ocupa a 1ª posição no ranking, assim como em 2020.
Com participações acumuladas desde 1997 e alguns prêmios conquistados no ranking GPTW no país, a Arcos Dorados reforça o conjunto de crenças que a companhia coloca em prática em todas as oportunidades que possui. Entre elas, destaque para a geração de oportunidade para o primeiro emprego e incentivo ao crescimento profissional a partir de um plano de carreira estruturado, treinamentos e capacitações, programas de aprimoramento, além de iniciativas que tem o objetivo apoiar e impactar positivamente a vida dos seus funcionários.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter