SEST SENAT lança campanha de valorização à mulher
A trajetória das mulheres na história é marcada por lutas e conquistas de espaços e de direitos. O Dia Internacional da Mulher é celebrado desde o início do século 20 e, a cada ano, as mulheres têm conseguido mais espaço em locais ou posições que antes eram considerados como majoritariamente masculinos. Nas boleias dos caminhões, em cabines de ônibus, no cockpit dos aviões e no comando de navios e trens, o setor de transporte é lugar para mulher sim.
É com esse slogan que o SEST SENAT lança uma grande campanha de valorização da mulher no setor de transporte. Além das peças nos sites e nas redes sociais com depoimentos de quem vive essa realidade, será lançado o edital de um curso de formação exclusivo para mulheres atuarem no transporte de cargas e será assinado um acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para aumentar a empregabilidade feminina no setor.
“Muita gente acha que mulher não consegue trabalhar com um caminhão tão difícil de controlar como o rodotrem. O preconceito vem de todos os lados, mas eu escolhi olhar para a frente. E estou aqui há 13 anos”, conta Cleusa Maria Ximendes, motorista de rodotrem – caminhão com três articulações.
Muito além da celebração do mês de março, algumas empresas do setor de transporte sempre consideraram que as mulheres precisam ter igualdade com relação aos homens na questão de empregabilidade no segmento. Na Braspress, por exemplo, 28% dos motoristas da empresa são mulheres. “Competência não tem sexo. Em qualquer atividade ou setor, homens e mulheres são seres humanos e precisam ter sua valorização profissional igualitariamente falando”, enfatizou Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress.
O Sistema CNT acredita que o setor transportador pode e deve ser ocupado e representado, cada vez mais, por figuras femininas. Para isso, valoriza a formação de mulheres em carreiras do setor de transporte, por meio de parcerias e acordos de cooperação com grandes empresas e com o governo para qualificação e empregabilidade desse público.
A campanha do SEST SENAT deste ano já conta com o apoio do Movimento A Voz Delas (iniciativa da Mercedes-Benz) e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Empresas e instituições que queiram fazer parte desse grande movimento podem acessar as peças e utilizá-las, em suas redes sociais, por meio deste link: https://bit.ly/transportelugarpramim
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